Memória Titulo Memória
Impostos. Cogumelos. Executivas...
Ademir Medici
07/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Está registrando aumento vertiginoso, praticamente dobrando de ano para ano, a contribuição da indústria automobilística brasileira aos governos federal, estadual e municipal, através do pagamento de taxas e impostos diversos.”

Família Volkswagen, revista: ano 1, nº 7, maio de 1963

Na pauta, as secretárias. Regina e Lore, secretárias do diretor-superintendente,Schultz-Wenk; Mini, da Propaganda; Juliana, Beatriz, Brigitte, Dorothéa e Elizabeth, de vários setores. E a capa da secretária não identificada, olhar sapeca e o título provocativo: anjo ou demônio?

Cada detalhe da foto é um subsídio para estudo de época: a vestimenta da moça, seu penteado, o telefone moderno, a papelada disposta em pastas. Nada de computador ou informática. E o ‘lead’ da matéria:

“Chegam mais cedo ao escritório, arrumam a mesa, sentam-se à máquina, preparam papéis e, quando o chefe entra, muitas cartas já foram respondias e a pauta diária de trabalho anotada.”

Meio século depois, o que mudou?

Mais destaques da edição da Família Volkswagen: o quadro econômico dos impostos recolhidos e uma visão da Via Anchieta, as 180 chaminés, chamadas ‘cogumelos’, na maioria da seção de pintura, verdadeiros renovadores de ar e exaustores. Muda a paisagem da São Bernardo.

Enquanto isso, nos jornais, Schultz-Wenk tranquilizava: “A Volkswagen do Brasil não cogita conceder férias coletivas aos seus empregados, nem tampouco reduzir o volume de sua produção”. Bom sinal.

Amanhã na 5ª Semana São Bernardo

Linha final de produção

Em 7 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: marcha do terceiro exército moscovita para o centro da Polônia; o voluntariado na Inglaterra.

1969 – Ronildo Oténio, policial militar, morre no exercício de sua atividade. Sua foto inaugura a Galeria de Heróis do 10º Batalhão da PM, em Santo André.

Hoje

- Dia do Compositor

Santos do dia

- Santa Osita (Século 7). De origem nobre, dedicou-se a religiosidade, seguindo os ensinamentos beneditinos.

- Senhora do Rosário

- Heleno ou Helano

- Mateus de Mântua

Diário há 30 anos

Domingo, 7 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5642

Manchete – Projeto salarial sofrerá mudanças, garante o senador Nelson Carneiro

São Bernardo – A cidade reforma suas praças. Primeiro foi a Lauro Gomes, agora é o Largo da Matriz. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;