Cultura & Lazer Titulo Internet
Passeio gratuito pela memória
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
05/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Grande parte da história do cinema brasileiro se deve a produções que marcaram época entre as décadas de 1950 e 1960. Nesse período, em que os estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz funcionaram em São Bernardo, alguns dos maiores clássicos nacionais foram lançados. Esse precioso material ganha sobrevida com o canal eletrônico Elo Cinema (www.elocinema.com.br), que disponibiliza gratuitamente antigos filmes da produtora.

Por meio da assessoria, Sabrina Nudeliman, sócia e co-fundadora da Elo Company, empresa responsável pela iniciativa, afirma que a internet tem importante papel na preservação desse tipo de material cultural. "A disponibilização de um acervo desta qualidade, gratuitamente para os internautas, presta um serviço fundamental não apenas ao cinéfilo, como também a todos que se interessam pela história e pela cultura do Brasil. A internet preenche assim uma lacuna enorme que nem o cinema nem o DVD conseguem suprir. Queremos ajudar a acabar com a ideia de que o Brasil é um país sem memória", diz.

O acervo inicial será de 13 longas-metragens e cinco documentários. Entre os filmes, estão pérolas como "Sai da Frente" (1952), de Abílio Pereira de Almeida, que mostra a estreia de Mazzaropi no cinema; "Sinhá Moça" (1953), do diretor Tom Payne, drama que tem como protagonista a filha de um fazendeiro escravagista que se rebela contra o pai; "Candinho" (1953), comédia que acompanha a trajetória do caipira título em viagem para São Paulo atrás da mãe; "Noite Vazia" (1964), de Walther Hugo Khouri, com as atrizes Norma Benguell e Odete Lara no elenco; e "Grande Sertão: Veredas" (1965), adaptação para as telas da dupla Geraldo e Renato dos Santos Pereira para a obra de Guimarães Rosa.

A lista de documentários conta com "Marcelo Grassman - 25 anos de Gravura", "São Paulo em Festa", "Obras Novas", "Painel" e "Santuário", também produzidos pela Vera Cruz.

Todo o material disponibilizado conta com informações das produções, que podem ser assistidas de forma comum ou em alta definição. Dessa forma, é possível descobrir sinopse, elenco, prêmios ganhos e algumas curiosidades. Cotações e comentários do público complementam as páginas dos filmes. Os interessados também podem fazer downloads de cenas e dos pôsteres de suas atrações favoritas.

O site gratuito surge como interessante iniciativa para preservar parte da história cinematográfica nacional. Os fãs e a memória cultural agradecem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;