Cultura & Lazer Titulo Teatro
Festival latino-americano começa hoje
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/07/2009 | 06:59
Compartilhar notícia


Tem início hoje no Memorial da América Latina e em mais cinco locais de São Paulo a 4ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano, que contempla a produção audiovisual de 17 países. Na quinta, a mostra chega ao Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo (veja quadro ao lado). A entrada é franca para todas as sessões. Confira programação no site www.festlatinosp.com.br.

"O foco do festival é diminuir o isolamento entre esses países, que têm realidades culturais e sociais muito próximas", diz Francisco Cesar Filho, que divide a curadoria com Jurandir Müller e André Sturm. Para isso, além da exibição de filmes, o evento, que vai até o dia 12, se caracteriza por debates e palestras com cineastas hermanos.

O homenageado deste ano é Nelson Pereira dos Santos, considerado o maior cineasta brasileiro vivo. A mostra de sua carreira tem seis longas, entre os quais o clássico Vidas Secas (1962) e Como Era Gostoso o Meu Francês (1970). No dia 11, Nelson dará uma aula magna, a partir das 15h.

Este ano, mais consolidada, a mostra chega com diversos títulos inéditos no Brasil. A começar pelo filme de abertura, o peruano O Leite da Amargura, elogiadíssimo no último Festival de Berlim, em janeiro. Produção do trio mexicano Guillermo del Toro, Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñárritu, Rude e Brega, com Gael García Bernal e Diego Luna é outro destaque (que chega à região).

A retrospectiva contempla os anos 1990. "Foi um marco na história do cinema latino-americano. Foram os primeiros anos de produção de alunos que acabaram de sair dos cursos de cinema. Começa a haver uma preocupação maior com a técnica, e a produção se movimenta em direção à internacionalização", analisaFrancisco. Entre os nomes estão Beto Brant, Tata Amaral.

Confira a programação

Teatro Cacilda Becker
Praça Samuel Sabatini, 50, Paço Municipal. Tel.: 4348-1081

Quinta (9)
18h - Corumbiara - Dir.: Vicente Carelli (Brasil)
20h - Rude e Brega - Dir.: Carlos Cuarón (México)

Sexta (10)
18h - Amizade - Dir.: Sérgio Muniz (Brasil)
20h - Gasolina - Dir.: Julio Hernández Cordón (Guatemala/Espanha/EUA)

Sábado (11)
18h - La Tabaré - Rock n´Roll e Tudo o Mais - Dir.: Mariana Viñoles e Stefano Totoni (Uruguai)
20h - O Corno da Abundância - Dir.: Juan Carlos Tabío (Cuba/Espanha)

Domingo (12)
18h - Cyrano Fernández - Dir.: Alberto Arvelo (Venezuela)
20h - Encarnação do Demônio - Dir.: José Mojica Marins (Brasil)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;