Esportes Titulo Volta Ciclística
Chamorro conquista Volta do Grande ABC
Carlos Tadeu
Especial para o Diário
15/09/2008 | 07:14
Compartilhar notícia


Não deu outra. Mais uma vez o bom trabalho em equipe funcionou em uma prova de ciclismo e deu a vitória a um dos velocistas favoritos. Sob muito frio e forte neblina no início da prova, definida com um sprint final de arrepiar, o argentino Francisco Chamorro, da Sundown/Nossa Caixa/São Caetano, venceu ontem a categoria Elite - considerada a Fórmula 1 do ciclismo nacional - da 11ª edição da Volta Ciclística Internacional do Grande ABC, com o tempo de 2h20min45s. A prova teve o apoio do Diário.

Três brasileiros e outro argentino completaram o pódio. Nilceu Aparecido dos Santos, da Scott/Marcondes César/São José dos Campos, foi o vice-campeão. O gringo Edgardo Simon, também de São José dos Campos, terminou em terceiro. Jean Coloca, da Sundown/Nossa Caixa/Metodista/São Bernardo, acabou na quarta colocação. Fabiele Mota, da equipe Supermercados Sales/Pinarelo/Belo Horizonte, ficou em quinto. E Armando Camargo, o Piá, da equipe Memorial/Santos, terminou em sexto lugar, mas continua como líder do ranking nacional individual.

Como acontece desde a primeira edição, a largada foi em Paranapiacaba. A prova, marcada pelo equilíbrio, passou por Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, Diadema, São Caetano e São Bernardo, e percorreu 101 quilômetros, sendo 73 de estrada e 28 no circuito final montado na Avenida Aldino Pinotti, ao lado do Shopping Metrópole.

Devido à forte neblina em Paranapiacaba, que dificultava a visibilidade, a largada foi controlada pela organização para a segurança dos competidores. Como os ciclistas chegam a atingir em média 50 quilômetros por hora, somente a partir do trecho de Rio Grande da Serra é que os corredores puderam acelerar.

Na parte final, em São Bernardo, o grupo da fuga abriu um minuto e 48 segundos de vantagem para o pelotão, mas na hora da decisão, prevaleceu mesmo a habilidade dos velocistas.

A prova feminina ocorreu em um circuito em São Bernardo, com 44 quilômetros, e teve como vencedora Sumaia Ali dos Santos, da Teen Vale, de Pindamonhangaba.

Campeão destaca dificuldade da prova regional

O argentino Francisco Ramon Chamorro, campeão da 11ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC, disse depois da vitória ser essa a prova mais difícil que já disputou na carreira vitoriosa.

O ciclista, que está há cinco anos no Brasil e corre há três por São Caetano, já havia conquistado a competição em 2006, além de ter se sagrado vice-campeão no ano passado.

"Em todos os anos, a Volta do ABC é realizada com neblina, chuva e buracos no trajeto, o que dificulta muito o trabalho dos competidores", comentou. Hoje (ontem), cheguei até a cair na entrada de Santo André, mas com um trabalho muito bom da minha equipe, pude voltar ao pelotão para disputar o primeiro lugar", concluiu.

Com a vitória, Chamorro, por ser argentino, não pontuou no ranking individual, mas somou 120 pontos no ranking nacional para a sua equipe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;