D+ Titulo Gastronomia
Apaixonado por cozinha
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
06/07/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Ele desistiu da carreira de jogador de futebol para se dedicar à gastronomia. Não se arrependeu, tanto que acaba de lançar o livro Paixão pelo Sabor (Editora Larousse do Brasil, 192 páginas, R$ 59,90). Trata-se do britânico Gordon Ramsay, que participou de um reality show (Hell's Kitchen) e escreveu as receitas em parceria com Roz Denny.

"O futebol não satisfez esse lado da minha natureza ambiciosa e, como distração temporária, me vi trabalhando em catering (empresa que fornece alimentação para eventos)", explica Gordon na introdução do livro.

Os capítulos são divididos em pedras fundamentais, sopas, entradas, massas e risotos, legumes, peixes e frutos do mar, carnes, caças e aves, sobremesas, sorvetes e sorbets, e toques finais.

Segundo o autor, não é um livro para principiantes, já que todas as receitas passaram por chefs sêniores. "Destina-se àqueles que consideram cozinhar um prazer e querem aperfeiçoar suas habilidades e compartilhar minhas idéias", explica.

ENTENDA - Para aprender um pouco mais sobre o linguajar de um chef de cozinha, há também no livro um glossário com os principais termos usados pelos profissionais. Em cada uma das receitas o chef dá dicas de que maneira é melhor servi-la e quais são as combinações mais saborosas.

Gordon também aconselha que, para fazer uma receita, é essencial localizar bons açougueiros, peixeiros e verdureiros, já que são ingredientes essenciais para elaborar um delicioso prato.

Filet de Badejo com molho de Baunilha
(Chef Gordon Ramsay)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 litro de caldo de peixe; 1 badejo pesando pouco mais de 1 kg, com a pele e cortado em filés; 1 fava de baunilha; 400 g de salsifi; suco de 1 limão-siciliano; 50 g de manteiga; 1 bolinha congelada de manteiga, para finalizar o molho; 8 bulbos pequenos de erva-doce ou 1 bulbo grande sem o miolo dividido ao meio e fatiado; 1 ramo de tomilho; 1 folha de louro; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 colher (sopa) de creme de leite; sal, pimenta-do-reino moída a gosto.
Modo de preparo: Tenha à mão o caldo de peixe. Corte os filés de badejo em 4 tiras, ou fatias iguais. Corte a pele com cuidado, usando uma faca afiada. Caso esteja preparando com antecedência, embrulhe bem o peixe em filme plástico. Passe o caldo de peixe por um coador fino e, em uma panela, cozinhe-o até levantar fervura. Abra na metade da fava de baunilha e raspe as sementes, acrescentando-as ao caldo quente. Em seguida, adicione a fava. Deixe o caldo esfriar completamente com a baunilha em infusão. Ferva em fogo baixo até reduzir em um terço. Descarte a fava. Para preparar o salsifi, descasque e coloque imediatamente em água fria com um pouco de suco de limão para que não perca a cor. Branqueie em água fervente com sal durante 2 minutos. Escorra, refresque em água fria e escorra novamente. Seque e corte em pedaços grossos. Derreta metade da manteiga em uma panela e adicione uma concha do caldo de baunilha. Espere levantar fervura, acrescente os pedaços de salsifi e cozinhe até que o molho tenha reduzido e apresente um brilho acetinado. Acrescente um terço do restante da manteiga. Os pedaços devem estar levemente dourados; se não estiverem, cozinhe por mais 1 minuto. Reserve. Derreta mais um terço da manteiga em uma panela média e cozinhe a erva-doce até ficar dourada. Adicione mais uma concha de caldo de baunilha, o tomilho e a folha de louro. Tampe e cozinhe em fogo brando por 10 minutos. Reserve. No momento de cozinhar o badejo, preaqueça o forno a 200°C. Remova o filme plástico, caso tenha embrulhado os filés. Esquente o azeite em uma frigideira com alças removíveis ou à prova de calor, apropriadas para ir ao forno.

Tortinha de Tomate e Manjericão
(Chef Gordon Ramsay)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 200 g de massa folhada; 500 g de tomates maduros; 25 g de manjericão cortados em fatias finas; 100 ml de azeite de oliva; 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico; sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Modo de preparo: Em uma tábua levemente enfarinhada, abra a massa folhada até que fique com espessura de 3 mm. Corte 10 círculos de 10 cm, aperte-os com um garfo e leve-os à geladeira por 20 minutos. Preaqueça o forno a 220°C. Coloque os círculos de massa em uma assadeira de biscoito e cubra-a com uma outra assadeira igual. Asse por 5 minutos. Retire a assadeira de cima e vire os círculos de massa usando uma espátula. Volte a cobrir com outra assadeira e asse por mais 5 minutos. Retire a assadeira de cima e asse mais os círculos até que fiquem levemente dourados. Retire do forno. Reduza a temperatura do forno para 190°C. Tire a pele dos tomates. Para fazer isso com mais facilidade, mergulhe-os rapidamente em água fervente. Com uma faca afiada, corte-os em fatias bem finas. Coloque as fatias de tomate no centro das tortas, de modo que fiquem sobrepostas umas às outras. Tempere bem. Polvilhe metade das folhas de manjericão sobre as tortas e regue com metade do azeite. Coloque-as novamente no forno e asse por mais 6 ou 7 minutos, regando com mais um pouco de azeite a cada 2 minutos. Retire do forno e regue as tortas com o restante do azeite e o vinagre balsâmico. Disponha o que restou do manjericão. Sirva quente.

Salada de Legumes com Vinagrete de Limão
(Chef Gordon Ramsay)
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1/2 receita de vinagrete básico para saladas (50 ml de vinagre de xerez; 250 ml de azeite de oliva extravirgem; 50 ml de azeite de amendoim; suco de 1/2 limão; sal e pimenta-branca moída); suco de 1 limão; 12 sementes de coentro esmagadas; 2 anises-estrelados; 1 colher (sopa) de manjericão, cerefólio e cebolinha picados; 100 g de minicenouras; 100 g de alhos-porós pequenos; 100 g de mininabos; 100 g de aspargos novos; 100 g de bulbos pequenos de erva-doce; 150 g de salada de folhas; sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Modo de preparo: Prepare o vinagrete básico para salada e misture com o suco de limão, os temperos e metade das ervas. Reserve. Prepare todos os legumes separados da salada de folhas, deixando-os inteiros. Descasque-os ou esfregue-os levemente, conforme necessário. Ferva água e sal em uma panela grande. Adicione todos os legumes juntos e deixe branquear durante 1 minuto, contando a partir do momento em que a água voltar a ferver. Escorra os legumes e misture imediatamente o vinagrete básico para saladas. Tempere levemente, se desejar. Deixe esfriar completamente, mexendo os legumes com cuidado de vez em quando para que eles absorvam os sabores de maneira uniforme. Quando esfriar, retire os legumes do molho usando uma escumadeira. Reserve o molho. Prepare a salada de folhas e acrescente um pouco do vinagrete reservado. Arrume os legumes ao redor da salada. Regue com o restante do molho para que tudo fique brilhante. Polvilhe o restante das ervas por cima.

Molho de Vinho Tinto
(Chef Gordon Ramsay)
Rendimento: 400 ml
Tempo de preparo: 30 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 800 ml de caldo de frango; 1 garrafa de vinho tinto; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 8 echalotes (cebolinha) fatiadas; 1 colher (chá) de pó de cinco especiarias; 12 grãos de pimenta-do-reito; 1 ramo de tomilho; 1 folha de louro pequena; 1 colher (sopa) de vinagre de xerez; sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Modo de preparo: Prepare o caldo de frango e reserve. Em outra caçarola, ferva o vinho até que fique forte e viscoso, reduzido até aproximadamente uma taça de vinho grande. Em uma terceira caçarola, aqueça o azeite e salteie as echalotes junto com o pó de especiarias, os grãos de pimenta, o tomilho e a folha de louro, até ficar caramelizado (aproximadamente 10 minutos). Deglace com o vinagre e então acrescente o xarope de vinho tinto. Acrescente o caldo de frango e mexa. Deixe ferver em fogo alto aproximadamente 20 minutos para reduzir pela metade, retirando a espuma de vez em quando com uma concha, conforme necessário. Coe pelo menos duas vezes em uma peneira forrada com musselina ou em um pano fino, para retirar todas as partículas vegetais, até obter um molho homogêneo. Tempere conforme necessário.
Dica - O molho é ideal para carnes e peixes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;