Economia Titulo .
Cheque especial 'sobe'
Por
14/06/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


A taxa média dos juros bancários para o cheque especial, crédito pré-aprovado que os bancos colocam à disposição dos clientes, registrou aumento de 0,12 ponto percentual em junho, passando de 8,61% ao mês em maio para 8,73%.

A informação é da pesquisa mensal de taxa de juros para pessoa física da Fundação Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor),vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado. As altas verificadas nas taxas de cheque especial em junho, na comparação com o mês anterior, partiram do banco Santander, que alterou de 8,38% ao mês em maio para 9,29% em junho; HSBC, de 8,43% para 8,60%; e Banco do Brasil, de 8,15% para 8,30%.

Os demais bancos pesquisados mantiveram suas taxas de cheque especial.

No caso do empréstimo para pessoa física, a taxa média dos bancos incluídos no levantamento ficou em 5,61% ao mês em junho, o que corresponde ao aumento de 0,02 ponto percentual à taxa média do mês anterior, que era de 5,59%.

EMPRÉSTIMO
As altas apuradas nas taxas de empréstimo pessoal em junho, na comparação com o mês anterior, foram praticadas pelo Banco do Brasil, que alterou a taxa de 5,60% ao mês para 5,90%, e HSBC, de 4,74% para 4,78%.

O Unibanco reduziu sua taxa de 6,59% em maio para 6,45% neste mês. As demais instituições financeiras mantiveram suas taxas de empréstimo.

A pesquisa de juros para pessoa física do Procon-SP considerou as taxas do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco. O levantamento foi feito no dia 9 de junho.

Para a pesquisa foi estipulado o período contratual de 12 meses. Os dados coletados referem-se às taxas máximas prefixadas para clientes não-preferenciais.

Para as taxas que incidem no cheque especial foi considerado o período de 30 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;