Economia Titulo Investimento
País ainda tem diversos gargalos para resolver

Brasil vai ter de trabalhar pesado para manter e avançar em sua classificação de risco das agências de rating internacionais

Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
11/05/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O Brasil vai ter de trabalhar pesado para manter e avançar em sua classificação de risco das agências de rating internacionais, avisam os analistas. Com a recomendação de investment grade, os gargalos da economia parecem se acentuar no momento em que o dinheiro estrangeiro acena para o País. É o que avalia o professor de Economia da Universidade Metodista de São Paulo e do Imes (Univesidade Municipal de São Caetano), Sandro Maskio.

"Os gestores públicos terão que estimular os investidores a voltar suas aplicações para o setor produtivo. E o jogador de peso, nesse caso, é o investimento público em infra-estrutura."

Segundo o professor, o PAC (Plano de Aceleração da Economia) é um dos motivadores para a classificação, mas os gestores públicos terão que ter um grande fôlego em seus orçamentos para conquistar de vez o capital externo.

O professor de Economia da FEA/USP Fabio Kancjuk, também afirma que questões da reforma fiscal - que inclui a trabalhista, tributária e o controle dos gastos públicos - e da redução da dívida interna devem se tornar prioridades do governo. "Só o grau não faz nada. É preciso uma série de medidas para melhorar a economia", diz.

Na América Latina, o Brasil tem três países para se espelhar. O primeiro, o Chile, está muito à frente do Brasil no grau de investimento não só pelo tempo da classificação, mas na estabilidade de sua economia. O segundo, o México, ainda engatinha nesse solo, que apresenta muito espaço para ser explorado. E o último, o Peru, conseguiu a classificação apenas um mês antes do Brasil, mas saiu na frente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;