Cultura & Lazer Titulo Atriz
Moderna à moda antiga
Por Ana Paula Lima
Da TV Press
11/05/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Com visual repaginado e um sorriso estampado no rosto, Paola Oliveira mal consegue disfarçar o encantamento por sua nova personagem em Ciranda de Pedra. No novo folhetim das seis da Globo, a paulistana de 26 anos vive a charmosa Letícia, jovem tenista que conjuga beleza e independência e deixa os relacionamentos amorosos em segundo plano.

"Ela não tem pressa em se casar e é mais racional. Meu par romântico nessa novela é a raquete de tênis", diverte-se. Para ajudar na composição da personagem, a atriz buscou inspiração na tenista Maria Esther Bueno, primeira brasileira a vencer o torneio de Wimbledon, na Inglaterra, em 1958, ano em que se passa a história de Alcides Nogueira. "Não tive a oportunidade de conversar com ela, mas fui pesquisar sobre sua vida. A Letícia não é exatamente como a Maria Esther, mas com certeza ela me inspirou", confessa.

Na trama, uma nova versão baseada na obra homônima de Lygia Fagundes Telles, a personagem de Paola é filha de Cícero, um empresário rico e bom caráter vivido por Osmar Prado, que não aceita o estilo prático e liberal da jovem. "O pai não gosta de vê-la jogando tênis. Ele quer que ela namore e encontre um bom marido, mas como ela diz que esse não é o desejo dela naquele momento, o Cícero encara como uma afronta", adianta a atriz, que vem tendo aulas de tênis três vezes por semana. "O tênis é mais exaustivo do que parece. Treino numa quadra no Jardim Botânico e meu professor me diz que levo jeito", orgulha-se.

Durante a preparação para o novo trabalho, Paola teve de cortar e tingir os cabelos de castanho. "Adorei a cor, já o corte foi mais complicado, porque demorei a me adaptar. Não vou negar que acho bonito mulher com cabelo comprido, mas não tem coisa melhor do que mudar por um motivo específico", valoriza. Não bastassem as aulas de tênis e as mudanças no visual, a atriz também se preocupou com a postura e o gestual de Letícia. "Eu já conhecia a década de 1950 por conta de O Profeta, mas ando estudando tanto que até incorporei alguns movimentos de ombro da Letícia", conta.

Entre lençóis - Além de Ciranda de Pedra, um outro trabalho faz brilhar os olhos de Paola. A tão sonhada estréia nos cinemas já está confirmada e em breve ela começará a filmar o longa-metragem Entre Lençóis. Dirigida pelo colombiano Gustavo Nieto Roa, Paola dividirá as cenas com Reynaldo Gianecchini. "Estou bastante ansiosa. O filme é sobre uma noite de um casal que nunca se viu antes. Eles se encontram, mas não sabem nada da vida um do outro", conta, acrescentando que o roteiro foge do tradicional.

Enquanto as filmagens não se iniciam, as atenções de Paola estão voltadas para seu papel em Ciranda de Pedra. "Essa é a minha terceira novela e são vários compromissos por conta dela. Venho dando entrevistas e tenho de estudar para o papel", garante.

As comparações de seu atual trabalho com a Giovanna, de Belíssima, e a Sônia, de O Profeta, são inevitáveis até mesmo para a atriz. Especialmente porque em Ciranda de Pedra ela tem a possibilidade de exercitar um outro lado de sua atuação. "Estou gostando muito, porque antes eu havia interpretado as românticas, de ritmo mais lento. E a Letícia é ágil, forte e decidida", analisa.

Paola aproveitou o intervalo entre o fim de O Profeta e o início de Ciranda para dedicar-se às aulas de dança. "Como sonho em fazer um musical, intensifiquei minhas aulas e aproveitei também para descansar", conta. As férias terminaram quando Denise Saraceni a convidou para participar da novela.

Atriz começou como modelo

O primeiro papel de destaque de Paola Oliveira na TV atingiu uma popularidade que nem a atriz esperava. Na pele de Giovanna, de Belíssima, exibida na Globo em 2005, a loura até então desconhecida ganhava projeção nacional.

"Minha primeira personagem cresceu e a história dela tomou uma proporção que eu não imaginava", lembra. Nem bem a trama de Silvio de Abreu saiu do ar e o nome de Paola já era confirmado como a protagonista de O Profeta, novela baseada no original de Ivani Ribeiro, que foi ao ar em 2006. "Com a Sônia, era como se eu tivesse uma novela nas mãos", exagera.

Agora, em sua terceira novela, a atriz enxerga a possibilidade de mostrar outra faceta no vídeo. "Vim de O Profeta, em que minhas cenas eram de muito sofrimento. Agora, ganhei uma personagem com ar de modernidade, que é charmosa, sem ser sensual", define.

Charme, por sinal, é uma característica que a própria Paola poderá emprestar à nova personagem. As caras e bocas da atriz já são exercitadas desde os tempos em que trabalhava como modelo fotográfico. Sua beleza marcante começou a estampar as campanhas publicitárias quando tinha 17 anos. Mais tarde, viria a escolha pela profissão de atriz.

Ao se decidir pelos caminhos da atuação, Paola encontrou no pai um obstáculo. "Ele achava estranho essa coisa de trabalhar e ficar um tempo parada. Meu pai é militar, então para ele tem de ser tudo certinho", conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;