Economia Titulo Tempestades
Enchentes na Austrália prejudicam mineradoras
29/01/2013 | 05:46
Compartilhar notícia


As tempestades que têm golpeado a costa leste da Austrália interromperam as exportações de carvão, uma vez que as ligações ferroviárias foram fechadas devido às fortes inundações.

 

Nesta terça-feira, várias mineradoras também relataram inundações em escavações a céu aberto em toda região rica em recursos do estado de Queensland, que enfrenta a pior chuva em dois anos.

 

A Aurizon, maior empresa de transporte ferroviário de mercadorias da Austrália, disse que foi forçada a fechar suas linhas de Blackwater e Moura, que levam carvão de mais de uma dúzia de minas, no sul do Estado, para o porto de Gladstone e refinarias próximas. As equipes estavam avaliando os danos e trabalhando para conseguir fazer com que as ferrovias voltassem a funcionar, disse a empresa.

 

Duas linhas ferroviárias no norte do estado, Newlands e Goonyella, foram reabertas depois do ex-ciclone tropical Oswald passar pela área, em direção ao sul, Aurizon disse.

 

Uma das empresas de mineração afetadas pelos fechamentos ferroviários, a Xstrata Coal, uma unidade da Xstrata, disse que estava buscando "planos de emergência". Isso poderá incluir encontrar rotas alternativas para levar o carvão ao porto, ou estocar o material. A produção de carvão não foi "materialmente afetada" pela tempestade, disse um porta-voz da companhia.

 

O porto de Gladstone estava trabalhando em cooperação com seus clientes para reiniciar as atividades, após ter sido forçado a suspender as operações no fim de semana, afirmou um porta-voz.

 

A Yancoal Australia afirmou que a produção de suas escavações a céu aberto em Yarrabee e Middlemount, no estado de Bowen Basin, foi interrompida pelas fortes chuvas. A produção na mina de Middlemount, que é operada com a Peabody Energy, deve ser afetada por pelo menos três semanas, disse a empresa. Operações normais devem ser retomadas na mina de Yarrabee esta semana, acrescentou.

 

Mais cedo, a Anglo American disse que a produção de algumas de suas operações foi interrompida pelas enchentes. A mineradora de ouro Evolution Mining também disse que suas operações em Mt Rawdon, que foi fechada no sábado devido a inundações, foram afetadas e o local só deve ser reaberto no final da semana. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;