Política Titulo Chance
Assento ao Estado entra
na pauta do Consórcio

Presidente do grupo, Marinho recua e cogita possibilidade
de abrir a oitava cadeira; assunto dominou primeira reunião

Raphael Rocha
Rogério Santos
15/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Abertura de um assento para o governo do Estado dominou a primeira reunião do Consórcio Intermunicipal da legislatura 2013-2016. Até o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) - eleito ontem presidente da entidade -, recuou e admitiu a possibilidade de abrir a oitava cadeira.

Em novembro, quando o Diário fomentou o debate para maior participação do Estado no grupo de prefeitos, Marinho afirmou não ver necessidade em ter um integrante da gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) participando dos encontros mensais dos chefes de Executivo da região. Ontem, disse que tentará avançar a discussão, principalmente se o governador indicar representante com voz ativa no Palácio dos Bandeirantes.

"Não é simplesmente o assento do ente federal ou estadual aqui que faz as coisas acontecerem. Há alguns anos havia o (Armando) Laganá, que participava de todas as reuniões (do Consórcio), mas o nível de decisão (junto ao governo do Estado) era zero", comentou o petista.

Há dois meses, cinco dos sete prefeitos declararam-se favoráveis ao ingresso efetivo do Estado nos debates da entidade. Apenas Marinho havia se posicionado contrário, enquanto o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), disse que esperaria consenso na instituição para emitir sua opinião.

Marinho cogitou não só abertura de assento para o governo do Estado como também participação da prefeitura de São Paulo nas discussões. "Por meio do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano temos as condições de interagir com o governo estadual e com o prefeito da Capital (o petista Fernando Haddad). Vamos dialogar para ver se ele (Haddad) quer destacar alguém para acompanhar as nossas reuniões."

Vice-presidente do Consórcio, Lauro Michels (PV), de Diadema, defendeu ainda o ingresso dos deputados estaduais e federais da região na instituição. "Teríamos voz ativa no Congresso (Nacional) e na Assembleia (Legislativa) e poderíamos buscar recursos desses deputados para o Consórcio", sustentou.

 

Bresciani

Secretário de Desenvolvimento Econômico da gestão Mário Reali (PT) em Diadema, Luis Paulo Bresciani foi nomeado por Marinho como secretário executivo do Consórcio. Ele ocupou a vaga entre 2011 e junho de 2012, quando Reali presidia o grupo.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;