Política Titulo São Bernardo
PT não aciona Osvaldinho por quebra de decoro na Câmara
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
26/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A bancada do PT de São Bernardo desistiu de ingressar com ação na mesa diretora da Câmara contra o vereador oposicionista Osvaldinho Camargo (PPS) por quebra de decoro parlamentar. Na sessão de duas semanas atrás, o popular-socialista xingou o presidente da Casa, Tião Mateus (PT).
Segundo o líder do bloco petista no Legislativo, vereador Toninho da Lanchonete, a falta de dispositivos de punição fez os parlamentares do PT recuarem em relação ao caso. “Vamos aguardar o Código de Ética, até para termos parâmetro legal (na acusação)”, argumentou.

A mais recente confusão envolvendo Osvaldinho Camargo aconteceu durante a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), há duas semanas. A base de sustentação do prefeito Luiz Marinho (PT) na Câmara aproveitou descuido dos oposicionistas e conseguiu aprovar o texto na íntegra, sem nenhuma vírgula de alteração ao item original. Os contrários ao prefeito tinham ao menos dez emendas modificativas à proposta original.

Revoltado, Osvaldinho bateu boca com Tião Mateus. A discussão quase se transformou em agressão, com o popular-socialista ofendendo o petista – ele teve de ser contido por demais vereadores. À ocasião, a bancada do PT garantiu que iria ingressar com ação por quebra de decoro parlamentar, o que, em caso extremo, poderia resultar em cassação de mandato de Osvaldinho.
Em debate na Casa desde a década de 1990, o Código de Ética nunca saiu do discurso de alguns parlamentares. Em abril, o Legislativo desarquivou projeto de lei para implementar regras de comportamento na Casa, a pedido do oposicionista Pery Cartola (Solidariedade). Entretanto, o tema não avançou.

De acordo com Toninho da Lanchonete, há sentimento entre os vereadores para levar adiante o debate. “Todas as Câmaras precisam ter seu regramento. Acredito que no segundo semestre deva sair a resolução, porque estou vendo que há avanço (nas discussões). Teremos, então, regras do jogo definidas”, defendeu.

HISTÓRICO
Em fevereiro do ano passado, Osvaldinho protagonizou outro entrevero com petistas no Legislativo. Ele bateu boca com Paulo Dias (PT), em briga que por pouco não virou agressão física. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;