Diarinho Titulo Capital
A língua do futebol em exposição
Do Diário do Grande ABC
15/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a Copa do Mundo acontecendo no Brasil, todo mundo quer dar uma de comentarista ou técnico. Mas não é fácil entender todas as expressões típicas do futebol. Chapéu, por exemplo, deixa de ser aquilo que colocamos na cabeça e se transforma numa jogada. Zebra também não é só animal; vira sinônimo de resultado imprevisível.

Tudo isso é explicado de maneira divertida na exposição Futebol na Ponta da Língua, que chega ao Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, tel.: 3322-0080), na Capital.

Expressões de locutores, bordões a até textos literários de grandes escritores, como Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego e Mário de Andrade, fazem parte do aprendizado da língua do esporte. É prova de quanto o futebol influencia a cultura e vice-versa.

Os gestos, muito importantes dentro de campo, também têm vez na exposição. Para se darem bem nas jogadas, os atletas precisam entender a mímica que rola nas partidas.

A mostra fica em cartaz até 7 de setembro. Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Na última terça do mês abre das 10h às 22h. Ingresso: R$ 3 e R$ 6. Grátis terça e sábado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;