Economia Titulo
Dívida externa da China sobe 17% em 2013
Por
31/03/2014 | 00:17
Compartilhar notícia


A dívida externa da China alcançou US$ 863,2 bilhões no fim de 2013, alta de 17% frente a 2012, anunciou a Administração Estatal de Câmbio Externo (SAFE, na sigla em inglês). Esse valor corresponde a 9,4% do Produto Interno Bruto (PIB), ou 36% das receitas de exportações.

No fim do terceiro trimestre, a dívida externa era de US$ 822,9 bilhões. "O aumento na dívida externa tem sido veloz, mas não representa um risco", disse Guo Song, vice-diretor do departamento de gerenciamento da conta de capital da SAFE. Para ele, o dado mais importante é a relação entre dívida externa de curto prazo e reservas cambiais, que atualmente está em 17,7%.

A dívida de curto prazo, de até um ano, representa 78% do total, mas Guo afirmou que isso reflete principalmente as atividades de comércio internacional, limitando o potencial de riscos financeiros. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;