Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Cães e gatos veem cores?

Ao contrário do que se imaginava, os animais de estimação enxergam várias tonalidades

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
16/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 Nada de preto, branco ou apenas tons de cinza. Cães e gatos podem enxergar diferentes tonalidades. Tendo o arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) como exemplo, os humanos conseguem visualizar todas as cores. Já os cachorros e os bichanos notam bem tons de azul e amarelo. Têm dificuldade em enxergar principalmente o vermelho e contrastes de verde (semelhante ao que ocorre com os humanos daltônicos).

Apesar disso, têm excelente sistema de detecção de movimentos. Enquanto o mapa sensorial (conjunto de informações obtidas pelos sentidos) das pessoas é basicamente visual, o dos pequenos animais é composto por grande variedade de cheiros, sons e percepção de vibrações.

NITIDEZ

Cães e gatos conseguem enxergar objetos com nitidez só quando estão mais próximos. Se um humano – sem problemas oculares, como a miopia (dificuldade em visualizar coisas distantes) – vê um objeto nitidamente a 30 metros de distância, o cão o enxergará com a mesma nitidez a 10 metros e o gato a 6 metros. Isso ocorre por causa das diferenças na estrutura dos olhos, que permitem melhor visão nas pessoas.

PANORÂMICA

O campo de visão total dos gatos é de cerca de 200 graus, comparado aos 180 graus dos humanos. É como se os bichanos assistissem às imagens na tela do cinema e a gente, na TV. Por isso, notam facilmente o que ocorre ao seu redor.

 

 

Pupila em fenda garante boa visão

 

Não é difícil perceber que os olhos dos gatos, assim como dos outros felídeos, têm diferenças em relação aos dos cães e humanos. A pupila (área negra no centro dos órgãos da visão) dos bichanos tem formato de fenda (como traço vertical).

 

Isso é resultado da adaptação evolutiva da espécie ao ambiente. As pupilas dos gatos fecham melhor que as circulares (como nos cachorros e pessoas) e são mais eficientes em controlar a entrada de luz para a retina (membrana fina que reveste posteriormente o interior dos olhos, que formará a imagem no cérebro).

Os gatos caçam bem de dia, e as pupilas em fenda ajudam nessa tarefa. Portanto, elas compensam a desvantagem dos gatos, em relação aos humanos, em não enxergar com boa nitidez objetos distantes.

 

À NOITE

Cães e gatos, em geral, enxergam melhor no escuro. O mesmo, porém, não ocorre quando há excesso de luz. Isso porque a retina dos animais se adapta à iluminação intensa até certo ponto. Em quantidade exagerada, a luz natural ou artificial pode prejudicar a visão de todos os mamíferos.

 

 

Davi Alves de Oliveira, 6 anos, de Diadema, acredita que os cães e gatos enxergam bem, assim como os humanos. “Acho que veem tudo direitinho. Quando correm não batem nas coisas e sempre pulam mais se um brinquedo é colorido”, afirma o menino, que é fã de cachorros. “São espertos.”

 

 

Consultoria de Fabiano Montiani-Ferreira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná, e da veterinária especializada em oftalmologia Adriana Lustoza.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;