Diarinho Titulo Tira-dúvidas
No Brasil existe urso?

No Zoológico de São Paulo é possível conhecer o urso-pardo e o urso-de-óculos

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
09/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


No mundo há oito espécies de ursos, mas nenhuma vive no Brasil. É possível vê-los no País apenas em zoológicos. No de São Paulo, existe o urso-pardo. Também chamado urso-escuro, habita a América do Norte, Europa e Ásia. Tem pelo castanho e chega a 3 m e 800 kg.

No zoo de Sampa dá para conhecer ainda o urso-de-óculos ou urso-andino, natural das florestas dos Andes (Venezuela, Chile e Bolívia). Com pelagem preta, tem 1,8 m e pesa até 150 kg.

O Sudeste da China é o lar do urso-panda ou panda-gigante. Com 1,5 m, cerca de 100 kg e combinação de pelos pretos e brancos, é um dos bichos mais raros. Na natureza restam aproximadamente 1.000.

O urso-negro norte-americano vive entre Alasca e México. Tem pelos pretos, 1,8 m e pesa até 300 kg. É a espécie mais numerosa nos Estados Unidos.

O urso-polar ou urso-branco habita áreas do Ártico, como Alasca, Groenlândia, Norte do Canadá e Sibéria. A grossa camada de gordura sob a pele o aquece. Atinge 2,5 m e 800 kg.

O urso-preguiça, também chamado urso-dorminhoco ou urso-beiçudo, tem 1,8 m e 140 kg. A longa pelagem varia de preta a avermelhada; no peito, há mancha amarelada na forma de ‘V’. É encontrado na Índia, Nepal, Sri Lanka, Bangladesh e Butão.

O urso-negro asiático, conhecido ainda como urso-negro-tibetano ou urso-lua, tem 1,6 m, 200 kg e pelagem preta. Habita Afeganistão, Paquistão e áreas do Leste da Sibéria ao Nordeste da China, Vietnã e Tailândia.

O urso-malaio ou urso-do-sol é a menor espécie. Tem pelos escuros, com mancha clara no peito, 1,5 m e 66 kg. Vive no Sudeste da Ásia (Mianmar, Tailândia, Malásia e outros países da região).


Espécies podem desaparecer

Com exceção do urso-negro norte-americano, todas as espécies estão em risco de extinção. A maioria sofre com a caça e o desmatamento. O mais ameaçado é o urso-panda, por causa da destruição das florestas e a baixa reprodução da espécie.

O principal motivo do desaparecimento do urso-polar é o aquecimento global. Cientistas acreditam que até 2050 dois terços deles irão sumir. Se nada for feito, não haverá mais nenhum até o fim do século 21. Já a população do urso-malaio diminuiu 30% nos últimos 30 anos.

Os ursos são animais fortes, com garras e dentes poderosos. Podem atacar humanos para defender filhotes e seu território.

Acidentes envolvendo o mamífero são cada vez mais frequentes, principalmente em parques dos Estados Unidos. A maior parte ocorre quando os animais procuram alimentos em acampamentos.


Saiba mais

O urso é onívoro; come todo tipo de alimento, como frutas, sementes, ovos, carne e mel. O urso-polar prefere focas.

Em geral, o animal vive sozinho. A fêmea permanece com o filhote por dois ou três anos depois do nascimento.


Guilherme Padiar, 10 anos, de Santo André, acha que existem ursos na África. “Lá tem diferentes tipos de animais”, diz o garoto, que não tem vontade de encontrar o bicho. “É perigoso. Pode atacar as pessoas quando se sente ameaçado.” Guilherme já assistiu a filmes e desenhos com o mamífero e tem dúvidas se, assim como o Ursinho Pooh, ele gosta de mel. “Deve ser carnívoro.”


Consultoria do biólogo Guilherme Domenichelli.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;