Economia Titulo Foco
Volkswagen vai reforçar ações em sustentabilidade

Fábrica Anchieta, que faz 54 anos hoje, já economizou um ano de consumo de energia de S.Caetano

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
18/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A Volkswagen tem adotado série de ações em sustentabilidade no Brasil, e dá agora um passo adiante nesse sentido, com o lançamento do conceito mundial Think Blue. Factory, que é um conjunto de iniciativas para melhorar a eficiência dos processos, com o objetivo de reduzir em 25% o consumo de água, o uso de energia elétrica e térmica, a geração de resíduos e as emissões de gás carbônico e solventes até 2018, em relação a esses indicadores em 2010.

A unidade Anchieta, em São Bernardo, que foi a primeira instalada pela montadora fora da Alemanha e completa hoje 54 anos, já tem registrado resultados expressivos em termos ambientais. Apenas nos últimos cinco anos, conseguiu economizar 401 mil MWh de energia elétrica, o que equivale ao abastecimento por um ano de cidade com cerca de 140 mil habitantes – praticamente uma São Caetano. No mesmo período, foi economizado 1,68 bilhão de litros de água, suficiente para encher 67 piscinas olímpicas.

O diretor da fábrica, Frank Sowade, reforça que há investimento contínuo em projetos sustentáveis, mas que agora haverá foco ainda maior nessas questões. Ele cita, entre as iniciativas já adotadas, o desligamento automático de lâmpadas nas ilhas de robôs da armação de veículos, com economia de 18 mil kWh por ano. Outra ação é a captação de gotículas de água que se condensam nos compressores e geram 24 mil litros coletados anualmente. “São ações pequenas, mas que propiciam eficiência cada vez maior”, afirma.

CAMINHO - Para apresentar ações sustentáveis da companhia, a montadora iniciou recentemente o projeto Caminho da Sustentabilidade na Anchieta, em que leva visitantes na fábrica a trajeto em que divulga ações inovadoras, abrangendo desde seu processo produtivo a melhores práticas de conservação. Uma das ações foi a implantação de escritórios com forte utilização de luz natural, com a reorganização dos espaços.

MODERNIZAÇÃO - Inaugurada em novembro de 1959, a fábrica de São Bernardo, que hoje tem quadro de 13,6 mil funcionários, vem se modernizando ao longo do tempo. Como exemplo, a unidade, que é responsável pela produção do Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi, inaugurou neste ano linha de armação exclusiva para o Saveiro, com 152 robôs de última geração.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;