Setecidades Titulo Infrações
Cidades intensificam fiscalização do trânsito na volta às aulas
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
30/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Na semana em que as escolas estaduais e particulares do Grande ABC retomam as aulas, as prefeituras da região intensificam a fiscalização no trânsito. A medida visa evitar transtornos para motoristas e pedestres neste período, tendo em vista que, segundo os municípios, há aumento de cerca de 30% no fluxo de veículos, principalmente nas zonas centrais.

As atividades nas instituições de ensino particulares começam a partir de hoje. Na rede estadual, o retorno dos cerca de 310 mil alunos e 15.430 professores das sete cidades será na quarta-feira, mesma data em que estudantes da rede municipal de São Caetano retornam das férias. Em Ribeirão Pires, os trabalhos recomeçam amanhã. As aulas nas demais prefeituras já tiveram início na semana passada.

As ações dos departamentos de trânsito consistem no monitoramento e fiscalização no entorno das escolas nos horários de pico: das 7h às 7h30, das 11h30 às 13h e das 17h às 19h. A ideia é orientar pais e responsáveis pelos alunos sobre infrações geralmente observadas, como estacionamento em locais proibidos e parada dos veículos em fila dupla.

Diadema destacou que a área que exige mais atenção é a região da Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, onde há grande circulação de veículos, além do Centro. Quanto à fiscalização, o Departamento de Trânsito diz realizar diariamente operações no entorno das unidades escolares.

As instituições da região central de Ribeirão Pires, como a Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, são os pontos com maior incidência de estacionamento em fila dupla, segundo a Prefeitura. Por esse motivo, estas áreas receberão reforços dos agentes de trânsito nos primeiros dias de aula, até que a situação seja normalizada.

Os pontos mais problemáticos de Mauá são a Avenida General Osório e ruas Princesa Isabel e Campos Sales, que receberão reforço no monitoramento.

Em São Caetano, as áreas de maior trânsito são as escolas localizadas em vias de grande circulação, como a Avenida Presidente Kennedy, Rua Piauí e vias centrais, como ruas Santa Rosa, Santo Antonio e Niterói, além da Rua Major Carlo Del Prete, Estrada das Lágrimas e Rua São Paulo.

 

São Bernardo recomenda transporte público

Para aqueles que desejam evitar transtornos, como ruas congestionadas e tráfego lento, a recomendação do Departamento de Trânsito da Prefeitura de São Bernardo é para que os munícipes utilizem o transporte público. Na cidade, os pontos mais complicados são os principais corredores, como avenidas Piraporinha, Brigadeiro Faria Lima, Dr. Rudge Ramos e Maria Servidei Demarchi, além de ruas próximas às escolas na região central.

Após o fim do recesso escolar, as vias de Santo André em que são registrados problemas de lentidão em ambos os sentidos nos horários de pico são a Rua Cel. Alfredo Flaquer, avenidas Edson Danilo Dotto e Santos Dumont na parte da manhã. Já nas avenidas Ramiro Colleoni, e XV de Novembro, Viaduto Antônio Adib Chammas há registros de lentidão no sentido Santo André durante o horário de pico da tarde. Nas avenidas José Antonio de Almeida Amazonas (sentido Centro) e Giovanni Batista Pirelli (sentido Mauá) há lentidão pela manhã e tarde.

O DST (Departamento de Segurança de Trânsito) andreense informou ainda que planeja executar, em regime de alternância, monitoramento, orientação e fiscalização nas ruas Álvares de Azevedo, Padre Anchieta, Das Silveiras, Hatsuey Motomura e Delfim Moreira e nas avenidas Industrial, Príncipe de Gales e XV de Novembro.

PREPARAÇÃO - A Secretaria de Educação do Estado indica que os estudantes se preparem ao longo desta semana para dar início a mais um período de aprendizado. Entre as recomendações, estão ações simples, como dormir mais cedo, organizar cronograma de estudos e revisar o conteúdo aprendido no semestre anterior.

A Pasta estadual observa ainda que os educadores também devem se preparar para o retorno das aulas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;