Setecidades Titulo Ensino Superior
Estudo diz que universitários estão mais individualistas

Resultado do trabalho mostra que jovens não confiam nas instituições políticas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Estudo inédito realizado com 17 mil estudantes de universidades católicas espalhadas por 34 países dos cinco continentes destaca que os jovens estão mais individualistas. A constatação é baseada em análise preliminar da pesquisa realizada pela Fiuc (Federação Internacional das Universidades Católicas), apresentada durante a 24ª assembleia da federação, realizada no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo, até hoje.

O resultado do trabalho feito com jovens de 16 a 30 anos mostra que a maior parte deles não confia nas instituições políticas, que receberam nota 1,9 em avaliação de zero a 10. Com isso, aumenta a autoconfiança e a busca por resultados pessoais, explica a socióloga e professora Rosa Aparicio Gómez, do Instituto Universitário Ortega y Gasset, na Espanha, responsável pelo estudo.

Quando questionados sobre quais projetos os universitários gostariam de colocar em prática nos próximos 15 anos, 62% gostariam de ter bom trabalho, 45% de formar família e apenas 5% desejam envolver-se em projeto social.

Outro ponto que merece destaque é o uso da internet. Em média, os estudantes passam de duas a quatro horas na frente do computador, sendo que as redes sociais consomem mais tempo. "Dá impressão que os jovens substituem os amigos pela internet", aponta a socióloga.

Apesar de não ter dados que mostre o perfil do jovem brasileiro, Rosa destaca que o País difere dos vizinhos da América Latina e se aproxima mais dos países emergentes, como a Índia. Uma explicação provável, segundo ela, é o momento de ‘abonança econômica'.

A análise indica ainda que as mulheres são maioria - 64% dos entrevistados, da mesma forma que os estudantes de classe média - 73% deles. A principal razão para que os alunos estejam na universidade é a busca por emprego (91%).

Rosa destaca que nos próximos oito meses pretende publicar livros com análises aprofundadas sobre o estudo. A expectativa é que a pesquisa seja utilizada pelas universidades como instrumento para melhoria da educação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;