Setecidades Titulo Dia Mundial Sem Carro
Nem tempo chuvoso atrapalha ações no Grande ABC

Apesar do clima desfavorável, moradores da região acordaram cedo para caminhar e pedalar

Por Rafael Ribeiro e Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
23/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A manhã nublada e eventuais garoas – que se tornariam chuva no início da tarde – foram ignoradas e os eventos programados para ontem em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro no Grande ABC contaram com a participação de muita gente, pedalando ou andando pelas ruas da região.

Em Santo André, cerca de 600 pessoas, segundo os organizadores, tiraram a bicicleta de casa e pedalaram por cerca de dez quilômetros na 11ª edição do Passeio Ciclístico da Primavera, evento que celebra a chegada da estação mais florida do ano.

Organizada pelo Departamento de Lazer da Prefeitura, a iniciativa tem como meta melhorar a qualidade de vida da população. “Acabou calhando de ser no Dia Mundial Sem Carro. Estamos mostrando para as pessoas que é possível usar meio de transporte não poluente”, disse Paulo Honório Gomes, um dos organizadores da atividade.

Os ciclistas entenderam o recado. Famílias inteiras, casais e até idosos não se importaram de levantar cedo em pleno domingo para aproveitar as ruas andreenses.

“Trabalho no Centro, vi a placa promovendo o evento e resolvi vir com eles”, disse a administradora Renata Valverde Costa, 41 anos, referindo-se aos dois filhos que a acompanhavam: Nicolas, 10, e Isadora, 6. “Eles adoram andar de bicicleta. Ontem (sábado) vimos que elas estavam um pouco quebradas, com problemas, mas ainda bem que deu para arrumar rápido e vir.”

Se a ameaçadora chuva que o céu prometia deixou o passeio de Santo André em paz, o mesmo não aconteceu em São Bernardo. A cidade promoveu ações no Paço Municipal, incluindo uma ciclofaixa ao redor da Praça Samuel Sabatini e um circuito exclusivo para crianças, montado pelo Serviço de Educação e Segurança no Trânsito, além de atividades de educação ambiental.

Mas a chuva não deu trégua à tarde, e a presença de público acabou prejudicada. “Vim conferir, mas o jeito é voltar para casa e deixar outro dia para ela andar de bicicleta”, disse a dona de casa Joana Neves, 39, acompanhada pela filha Renata, 6.

Comemorado em 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro foi criado na França, em 1997. A iniciativa chegou ao Brasil em 2001. Quatro anos depois, as ações foram implementadas nas cidades paulistas.

A agenda na região não teve apenas eventos com bicicleta. Em Mauá, cerca de 150 pessoas participaram da Caminhada pela Paz, que luta pelo desarmamento infantil. O trajeto de 5,6 quilômetros passou pelos jardins Itapeva e Adelina e contou com cerca de 150 pessoas, de acordo com os organizadores.

“Não costumo praticar esporte, mas a minha verdadeira motivação hoje é a luta pela paz”, frisou a enfermeira Alessandra Soares Dias Rolli, apoiada pela companheira de profissão, Eliane Vieira. “No mundo violento em que vivemos, é preciso se mobilizar na busca por melhorias. Assim que soube da caminhada (por meio de colegas de trabalho), me prontifiquei de imediato”, salientou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;