Setecidades Titulo Educação
Estudantes de Mauá apostam na mobilização para transformar o mundo

Jovens que participaram ontem do concurso literário dizem que mudança depende de união

Por Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
19/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Na tarde de ontem, o assunto predominante entre os alunos que participaram do Desafio de Redação foi a necessidade de mobilizar o maior número de pessoas para transformar a realidade. Eles debateram e escreveram sobre o tema deste ano do concurso, 2020: O que eu posso fazer para mudar o meu mundo?.

Professora de Português no Colégio Opção, em Mauá, Marlete Bertucci contou que os jovens discorreram sobre a necessidade de conscientização para conseguir chegar daqui a sete anos com qualidade de vida. “Para eles, a missão é falar sobre a importância de todos se unirem para viver num mundo melhor.”

O estudante Leonardo Gabriel Nunes da Silva, 14 anos, acredita que, para conseguir mudanças, a mobilização é fundamental. “Não é simples fazer as coisas, é preciso o apoio de muita gente. Sozinho ninguém consegue nada.”

A estudante do 7º ano Thais Ribeiro Aguirre de Vasconcelos, 13, vai além: “A transformação é uma contribuição do ser humano, que deveria ser mais valorizada, ter mais gente querendo ajudar”, disse.

“As pessoas precisam participar mais, tomar mais decisões, e colaborar para mudar o que está ruim”, opinou o estudante da EE Professora Maria Elena Colônia João Victor Rodrigues Pereira da Silva, 14.

Gleice da Silva, 13, acredita que a tecnologia pode ajudar na união de pessoas que têm os mesmos propósitos. “Precisamos nos unir, e o melhor jeito é com a internet. Nas redes sociais conseguimos convocar muita gente”, sugeriu.

Luana Silva Nascimento, 12, comentou que é preciso ter modelos que inspirem as mudanças. “Quanto mais gente ajudando, melhor para o mundo. Uma pessoa se espelha na outra, e assim vamos aumentando o alcance”, contou.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e com apoio da Ecovias. A melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio será premiada com bolsa de estudos na USCS. As provas foram prorrogadas e acontecem até o dia 26 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;