Cultura & Lazer Titulo Arte
Encontro de cantadores
repentistas em Diadema

Artistas dos quatro cantos do Nordeste vêm
ao Grande ABC para representar sua cultura

Por Daniele Urbano
Especial para o Diário
01/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Desde 2011, cantadores repentistas de todo o Nordeste vêm até o Grande ABC para um encontro entre a categoria. Neste ano, pela quinta vez, não será diferente. Hoje, a partir das 17h, o Teatro Clara Nunes, em Diadema, será palco para o evento, que reúne muita cultura popular.

Nomes da viola e da poesia, como Geraldo Amâncio, Moacir Laurentino, Zé Viola, Raulino Silva, Fenelon Dantas, Sebastião da Silva, Chico Chagas, Paulo Pereira, Genaldo Pereira e Zé Milson Ferreira já foram confirmados.

Além da participação do poeta Erivaldo da Silva e do grupo de teatro Itinem, formado por Anísio Clementino, Ellem Regina e Jaqueline Kubosky. O conjunto teatral irá encenar As Fofoqueiras, trecho do espetáculo Encontros Encantados, de Moreira de Acopiara. A peça já foi apresentada neste semestre no Cise João Nicolau Braido, em São Caetano.

O evento faz parte do calendário cultural da cidade e acontece anualmente para celebrar o dia do poeta repentista, comemorado no último dia 15.

Seguindo a linha dos últimos anos, serão cinco duplas se apresentando, com cerca de 20 minutos de cada em cima do palco. “Dentro de um universo de mais de 40 modalidades possíveis, as duplas irão tocar apenas quatro. As obrigatórias serão sextilha, mote de sete sílabas, mote de dez sílabas e mais uma de livre escolha pelos participantes”, diz Acopiara.

Embora aparente ser uma competição, Acopiara afirma que o evento e o clima são apenas de festa. “Queremos dar um ar de espetáculo, por isso optamos por eliminar qualquer tipo de competição. Só teremos ganhadores, tanto para os artistas como para o público que estará acompanhando e entendendo um pouco mais dessa cultura maravilhosa”, declara. A apresentação do encontro será feita pelo cordelista Moreira da Acopiara, que é o coordenador da festa desde o primeiro ano e sempre declama um dos seus poemas como abertura do evento.

Quanto à escolha do município, Acopiara afirma que a preferência desde o príncipio teve um porquê. “Diadema é a cidade escolhida para o evento, pois estima-se que mais de 70% da população é composta por nordestinos ou descendentes. Essa gente trouxe consigo, além dos sonhos e da vontade de vencer, sua cultura, suas paixões. De modo que esse evento é um grande presente que a cidade, através da Secretaria de Cultura, oferece aos seus munícipes” conclui.

5º Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste em Diadema - Encontro Musical. Hoje, às 17h. No Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300, Praça da Moça). Grátis.

  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;