Setecidades Titulo Mais um
Prefeitura remove monumento da paz

Poste de madeira possui a frase ‘Que a Paz prevaleça na Terra’ em quatro idiomas

Por Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
13/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A população que circulou ontem pela Praça Embaixador Pedro de Toledo, no Centro de Santo André, pôde notar a mudança na paisagem. Isso porque a Secretaria de Obras da cidade removeu o segundo monumento na região do Calçadão da Rua Oliveira Lima em menos de um mês. Há duas semanas, escultura do artista plástico Luiz Sacilotto foi removida. Desta vez trata-se do Poste da Paz, totem de madeira instalado em 2010.

A obra, feita por artesão andreense, possui a frase “Que a Paz prevaleça na Terra” em quatro idiomas: português, guarani, japonês e italiano e representa o respeito ao próximo. O monumento tem 2,5 metros de altura.

Os pedestres e funcionários que trabalham próximos à praça não aprovaram a ação da Prefeitura. “O poste não atrapalhava e não deveria ter sido tirado. Todo mundo via e acho que isso é uma obra que faz parte do acervo da cidade. É um marco”, disse o gerente Alberto Alves, 37 anos.

A estoquista Lenilda Sousa, 31, esperava o ônibus perto do local onde ficava o monumento e também notou a retirada do monumento. “Tinha gente que não reparava, mas era interessante ter este símbolo na cidade”, comenta. Já a colega Paloma Morais, 30, confessou que não havia percebido a ausência da obra. “Agora que você falou, lembrei que tinha algo aqui, mas não sei o que era”, afirmou.

Outro ponto observado pela população é a falta de conservação da área. Próximo aos coqueiros, é possível observar grande quantidade de lixo. “A sujeira, sim, é ruim. Não deveriam ter tirado algo bonito. A Prefeitura precisa cuidar melhor do que está aqui”, observa o comerciante José Lopes, 35.

Questionada sobre a intervenção, a Prefeitura de Santo André informou que o Poste da Paz foi remanejado do Largo da Estátua, na Rua Coronel Oliveira Lima, e que seu destino será a Rua Elisa Flaquer, também na região Central, até o fim do mês,

Ainda de acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a ideia é dar mais visibilidade à obra, permitindo que fique exposta em ponto importante da cidade sem atrapalhar o tráfego de pedestres. A remoção faz parte do projeto de revitalização do Centro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;