Setecidades Titulo Descaso
Montes de entulho completam 6 anos em avenida
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
18/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Desde 2006 moradores do Jardim Cristiane, em Santo André, convivem com uma realidade degradante. No fim da Avenida Rangel Pestana, próximo ao Jardim Las Vegas, três morros separados por alguns metros reúnem restos de concreto, lixo, pneus, madeira e outros dejetos. Ratos e outros bichos se espalharam pelas proximidades e moradores já cansaram de pedir ajuda às autoridades.

De acordo com a vizinhança, o problema começou na gestão passada, em meados de 2006. Cerca de 30 casas foram demolidas às pressas com justificativa de que a avenida seria duplicada. As obras atravessariam a área onde viviam cerca de 400 famílias. Sem opção, a população acabou removida, mas até hoje os entulhos das demolições permanecem espalhados pela Rangel Pestana e nenhuma obra teve início.

"Quando o atual prefeito assumiu (Aidan Ravin), ele disse que daria continuidade ao trabalho. Mas ficou tudo pela metade. Meu comércio funcionava lá. Derrubaram tudo e não limparam nada. Agora, os ratos ficam por cima dos entulhos", criticou a comerciante Márcia Menezes, 44, dona de uma quitanda que fica em frente ao local.

A depreciação do bairro por causa da péssima paisagem causou queda no movimento no comércio. O dono de uma loja de materiais para construção se arrependeu de ter mudado para o local. "Estou aqui há 17 anos. Se soubesse no que isso se tornaria, jamais teria me mudado. Vemos carros e funcionários da Prefeitura passarem por aqui e nunca atendem o que pedimos. Nem limpam a calçada. Um empurra para o outro e todos fazem vista grossa. A situação atingiu o caos", desabafa Jorge Cruz, 44. Revoltados, no fim do mês moradores fizeram uma faixa com mensagem irônica direcionada ao prefeito. O objetivo era forçar alguma atitude por parte da administração municipal. "Os milhares de ratos do Jardim Cristiane agradecem ao prefeito Aidan Ravin pelos anos de moradia." Poucos dias depois, a faixa foi removida.

Procurada, a Prefeitura de Santo André não explicou porque a obra não teve continuidade. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) informou que mandará, ainda hoje, equipes de limpeza ao local para estudar a remoção dos entulhos. Uma ação de desratização feita a partir do Córrego Taioca será finalizada até o fim deste mês. A autarquia declarou também que está programada uma ação de educação ambiental para promover a conscientização dos munícipes quanto ao descarte irregular de lixo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;