Sua Saúde Titulo
Dia do Alzheimer

A associação internacional sobre a doença estima que o número de pessoas com algum tipo de demência ou Alzheimer no mundo deve dobrar em 20 anos

Leo Kahn
23/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Nesta terça-feira (21 de setembro), Dia Mundial de Combate ao Alzheimer, a associação internacional sobre a doença estima que o número de pessoas com algum tipo de demência ou Alzheimer no mundo deve dobrar em 20 anos. Atualmente, há 35, 6 milhões de doentes no planeta. Em 2030, devem ser 65,7 milhões, e em 2050, a previsão é de 115,4 milhões de pacientes.

È uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando a diminuição da memória, dificuldade no raciocínio, pensamento e alterações comportamentais.

Manifesta-se a partir dos 40 anos de idade e depois dos 60 sua incidência se intensifica.

O grau de comprometimento varia de paciente para paciente e também de acordo com o tempo de evolução da doença, na fase final o paciente torna-se totalmente dependente de cuidados.

Cerca de 4.5 milhões de americanos, atualmente, são portadores de DA, que é responsável por 100.000 óbitos por ano sendo a quarta causa de morte em adultos.

No Brasil, não temos dados estatísticos concretos sobre a doença, porém podemos afirmar que a presença da Alzheimer também é significativa em nosso país atingindo cerca de 1.2 milhões de brasileiros.

partir dos 65 anos de 10 a 15% dessa população será afetada e que após os 85 anos praticamente a metade dos indivíduos apresentará a doença.

O único fator de risco bem conhecido e aceito universalmente é a idade. Se aceita que seja uma doença idade-dependente, à medida que a idade avança maior é a probabilidade de sua ocorrência.

Parece claro que a doença não tem uma única causa, sendo provavelmente devida a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Estudos sugerem fortemente que as mulheres sejam mais afetadas do que homens, mas como a expectativa de vida das mulheres é pelo menos cinco anos maior que dos homens essa correlação ainda precisa ser estatisticamente ajustada e melhor esclarecida.

Outros possíveis fatores de risco têm sido estudados, porém com pouco resultado prático como: exposição ou ingestão de substâncias tóxicas como álcool, alumínio, chumbo, e solventes orgânicos, medicamentos diversos, trauma craniano, exposição à radiação, estilo de vida, estresse, infecções, doenças imunológicas e câncer.

SINTOMAS
Perda gradual da memória,
Declínio no desempenho para tarefas cotidianas,
Diminuição do senso crítico,
Desorientação tempo-espacial,
Mudança na personalidade,
Dificuldade no aprendizado,
Dificuldades na área da comunicação.

SAIBA MAIS
Declínio progressivo da memória e de outra função mental, sem alteração de consciência.

Sintomas iniciais entre 40 e 90 anos de idade.
Ausência de outras condições que justifiquem o quadro de demência.
Demência confirmada por avaliação clínica e neuropsicológica.

TRABALHO: Talvez a maior perda que o individuo possa sofrer seja quando é afastado compulsoriamente de seu trabalho. Vários fatores vão determinar de que maneira esse afastamento será realizado, porém a melhor estratégia, se possível, é a preparação.

DIRIGIR: essa atividade é perigosa e deve ser restringido, apesar de o paciente aparentar auto-suficiência, dirigir é um ato complexo, dependente de reflexos, rápidas tomadas de decisão etc., que invariavelmente estão comprometidos em maior ou menor grau.

DINHEIRO: O controle do dinheiro e dos seus bens é importante e traduz sentimentos de independência e de senso de responsabilidade. Desta maneira, é fundamental para o paciente que essa transição seja suavemente administrada.

OBJETOS PERIGOSOS: Devem ser removidos especialmente os pontiagudos, cortantes, quebráveis ou pesados. Ferramentas, lápis, objetos de vidro e cerâmica, pequenos objetos como alfinetes, agulhas, botões, moedas etc. passíveis de serem engolidos.

QUARTO: As camas convencionais facilitam as saídas espontâneas e, por serem mais baixas, minimizam os efeitos de uma eventual queda.

BANHEIRO: Medicações e produtos tóxicos devem ser removidos e guardados em local seguro e trancado. Tesouras, lâminas de barbear, lixas metálicas e outros objetos potencialmente perigosos

COZINHA: Nesse ambiente encontramos materiais tóxicos de limpeza, pisos escorregadios, panelas com alimentos quentes, os bicos de gás, a chama do fogão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;