Memória Titulo
Tonelo, Corazza e Neves. Para sempre

Romeo Tonelo, Conrado Bruno Corazza e Luiz Rodrigues Neves foram personagens importantes do Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/08/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Teriam eles se conhecido? Romeo Tonelo, Conrado Bruno Corazza e Luiz Rodrigues Neves foram personagens importantes do Grande ABC. Tonelo, compositor de Santo André; Corazza, engenheiro nascido em São Bernardo, com obras em sua cidade e em Santo André; Neves, empresário e líder autonomista de São Caetano. A partida dos três deixou a região mais pobre.

Tonelo - Um poeta, um músico notável. Andreense de nascimento e coração. Deixou belas canções. Está imortalizado como autor do hino a Santo Expedito. Um de seus sucessos foi Juca do Brás, em parceria com Haroldo José, com gravação de Leila Silva. Também é autor do Hino Oficial da cidade de Jaú (SP).

Corazza - Um memorialista. Nasceu em São Bernardo. Numa pasta no Diário estão artigos e projetos seus. Verdadeiras preciosidades. Deu vida à memória local. Peça-chave na preservação do prédio da Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Foi secretário municipal em duas cidades. Uma de suas obras: a Escola Júlio de Mesquita. Outra: o restauro da capela de Santa Cruz, no Pedroso.

Neves - Nasceu em Espírito Santo do Pinhal (SP). Foi líder na campanha vitoriosa pela emancipação de São Caetano. O povo o elegeu vereador nas três primeiras legislaturas, de 1949 a 1961. Foi o rosto e alma da empresa Chocolates Pan, seu diretor-superintendente. Sua história de vida está nas páginas da revista Raízes.

SANTOS DO DIA
Eusébio de Verselli, Máximo, Pedro Julião Eymard e Teodata.

Pedro Julião Eymard viveu na França no século 19. Fundador das congregações dos padres e das irmãs sacramentinas e do Santíssimo Sacramento.

NAS ONDAS DO RÁDIO
USP FM (93,7). BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9) - Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 10h e 11h, com reprise amanhã, às 17h e 23h.

ELDORADO AM (700) - São Paulo de todos os tempos. Com Carlos Moreno (o garoto Bombril), Eduardo Gudim (cantor) e Edith Pires (professora que falará sobre o poeta Martins Fontes, de Santos). Apresentação: Geraldo Nunes. Produção: Valéria Rambaldi. Hoje, das 21h às 23h; amanhã, das 6h às 8h e das 12h às 14h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Com Wilma Bentivegna, Demetrius e Lulu Santos. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

PÉROLA DA SERRA (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

ITALIANIDADE
Será realizada hoje, sábado, dia 2, às 19h, na Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem,
em São Bernardo, a tradicional Santa Missa Anual Italiana, cantada pelo Coral Bicchieri D'Oro, do Circulo Italiano de Toscana de Riacho Grande. A missa é realizada todo primeiro sábado do mês de agosto. Objetivo: reunir a comunidade dos italianos, seus descendentes e todo o povo. Trata-se de uma verdadeira demonstração de fé, herança dos antepassados.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 2 de agosto de 1978

Igreja - Dom Cláudio responde a Lula: A Igreja também peca. Lula dissera que a Igreja contribuiu para que o operário ficasse na indesejável posição em que está. O bispo respondeu que a Igreja prepara-se para dinamizar o relacionamento com os operários.

Editorial - Riqueza continua mal distribuída

1953 - Inaugurada a agência da Prefeitura de São Bernardo em Rudge Ramos, na Estrada do Mar, 4-A.

DO JAPÃO AO BRASIL, 100 ANOS DE HISTÓRIA
Continuamos a folhear o álbum de fotografias de Suya Yamamura, a dona Izabel, em companhia de sua filha, Mirtes. Chegamos a 5 de novembro de 1963. Um concurso de beleza. Queremos saber, gente, quem são estas jovens. Quem souber, é só nos avisar aqui em Memória. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;