Sua Saúde Titulo
Cistite intersticial

Também conhecida como síndrome da bexiga...

Leo Kahn
16/05/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, é uma complexa doença crônica caracterizada pela irritação ou inflamação da parede do órgão, podendo ficar irritada, retesada ou deixar cicatriz, provocando espessamento na sua parede, diminuindo a sua capacidade, associada a pontos de sangramento.

De causa desconhecida, acredita-se que a cistite intersticial tenha origem autoimune, inflamatória, neurológica ou ainda infecciosa. Algumas doenças podem estar associadas com a cistite intersticial, como fibromialgia e síndrome do intestino irritável.

Cerca de 90% dos portadores desta cistite são mulheres e apenas 10% são homens, sendo que nos a doença já acomete mais de um milhão de pessoas. Manifesta-se mais intensamente por volta dos 40 anos de idade e raramente acomete crianças.

A doença pode se apresentar de formas diferentes, muitas vezes imitando as mais comuns como a infecção urinária. A dor pélvica com origem na bexiga pode ser sentida em vários locais diferentes e muitas vezes são afetadas pela menstruação e relações sexuais, nessa situação é comum pensar que se trata de problema ginecológico. Há estudos que mostram que de 30% a 80% das pacientes ginecológicas com dor pélvica crônica podem ter cistite intersticial.

SINAIS E SINTOMAS:
- Urinar mais de oito vezes por dia e à noite.
- Dor no baixo ventre, sensação de pressão e sensibilidade aumentada ao redor da bexiga e períneo.
- Dor durante o ato sexual.
- Desconforto ou dor no pênis e escroto.
- Os sintomas podem piorar durante a menstruação.
- Deve-se excluir a infecção urinária ou outras doenças do trato urinário.
- Não há um exame específico que permita diagnosticar a cistite intersticial, sendo o diagnóstico muitas vezes difícil. 
- É comum que muitos médicos sejam consultados antes que se tenha o diagnóstico definitivo, após muitos anos. 

Mas pode ser realizado através dos resultados da somatória de exames como o aspecto clínico, o diário miccional, o índice de sintomas, a urodinâmica e a cistoscopia, além de ser necessário afastar qualquer outro tipo de doença das vias urinárias.

SAIBA MAIS:
- Embora a doença não tenha cura, o tratamento busca aliviar os sintomas do paciente.
- A cistite intersticial não está associada com elevação no risco de desenvolver câncer.

FATORES QUE PIORAM:
- Bebida alcoólica
- Alimentos ácidos (laranja, limão, abacaxi e etc.)
- Café
- Chá preto
- Alimentos condimentados
- Bebidas gasosas
- Relações sexuais 
- Estresse

FATORES QUE MELHORAM:
- Urinar várias vezes
- Analgésicos
- Anti-inflamatórios

O diagnóstico de cistite intersticial na população geral é baseado em presença de dor relacionada à bexiga, geralmente acompanhada por freqüência e urgência em urinar, com ausência de outras doenças que poderiam causar os sintomas.

O médico deve eliminar outras condições médicas tratáveis antes de considerar o diagnóstico de cistite intersticial, procure um urologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;