Cultura & Lazer Titulo Exposição
Super-heróis
invadem São Paulo

Mostra fotográfica de Katia Arantes entra na programação de espaço cultural

Por Luis Felipe Soares
do Diario do Grande ABC
13/05/2013 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


É brincando com a diversão da fotografia que heróis de ação parecem invadir pontos turísticos de São Paulo. A visita de personagens das editoras Marcel e DC Comics, do cinema e do mundo dos games ao universo real se torna possível por meio da exposição ‘Heróis Urbanos', que entra em cartaz a partir de quarta-feira na programação do Espaço Cultural Porto Seguro, na Capital.

A visitação gratuita ocorre em temporada até dia 28 de julho. O trabalho fez parte da programação do Centro Cultural São Paulo no ano passado e volta a ser opção para o público.

O ensaio é assinado por Katia Arantes e marcou a celebração dos 20 anos de trabalho da fotógrafa em 2012. As figuras presentes nas imagens são bonecos de brinquedo de cerca de 30 centímetros de altura. Com a ajuda de uma lente grande angular, a artista cria a impressão de que figuras como Batman, Homem-Aranha, Hulk, Lara Croft e Indiana Jones estão imponentes próximos a cartões-postais da cidade, casos do edifício Copan, o viaduto Santa Ifigênia, o vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), a Estação da Luz e da Oca do Ibirapuera.

Sob curadoria de Marco Griesi e Deolinda Patricio, a mostra fotográfica brinca com as escolhas realizadas por Katia para compor as imagens. Não é à toa que o cibernético Homem de Ferro tem como fundo a tecnológica Ponte Estaiada e que o emblemático Superman parece levantar voo em plena Avenida Paulista, a via mais famosa de São Paulo.

A ideia tem como objetivo fazer com que os personagens dos quadrinhos representem a luta dos verdadeiros heróis do cotidiano que precisam enfrentar diariamente as complicações da vida nas metrópoles. A dureza com que os trabalhadores lidam com as divergências no dia a dia acaba por fazer com que certas belezas da Capital sejam deixadas de lado.

Quadros revelando os bastidores da produção, alguns bonecos utilizados como modelos e um vídeo sobre o tema colocado em questão completam a atividade.

Heróis Urbanos - Exposição. A partir de quarta-feira. No Espaço Cultural Porto Seguro - Av. Rio Branco, 1.489, São Paulo. Tel.: 3337-5880. Ter. a sex., das 10h às 19h; sáb. e dom., das 10h às 17h. Grátis. Até 28 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;