Economia Titulo
Federação inicia campanha salarial dos metalúrgicos
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
09/08/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


A Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP inicia hoje a negociação da campanha salarial com a bancada patronal do grupo 3 (que reúne os sindicatos patronais dos setores de autopeças, forjaria e parafusos), às 11h, na sede da federação, em São Bernardo. A segunda reunião está marcada para quinta-feira.

A base do grupo 3 é a maior representada pela entidade, totalizando 115 mil profissionais em campanha salarial em todo o Estado.

Na semana passada, a federação participou da rodada com o grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos, refrigeração, equipamentos ferroviários e rodoviários entre outros), na qual pediu à bancada patronal que apoie o combate às práticas antissindicais nas empresas do setor.

O presidente da federação, Valmir Marques, o Biro Biro, conta que a entidade representa 14 sindicatos metalúrgicos - o que soma 250 mil trabalhadores em todo o Estado. Desse total, 107 profissionais pertencem às indústrias instaladas no Grande ABC (cerca de 40% do total). "É por isso que a região é muito importante nas negociações. As grandes montadoras estão instaladas aqui."

Ele explica que, diante da primeira reunião na semana passada, os empresários se mostraram receptivos às cláusulas apresentadas. A pauta deste ano é composta por, aproximadamente, 70 itens. "Nesse primeiro contato o importante é estabelecer um calendário das próximas reuniões."

Entre as propostas, estão a reposição integral da inflação (previsão de 7,47% no ano); aumento real; redução da jornada de 44 horas para 40 horas semanais, sem diminuição nos salários; valorização dos pisos e extensão da licença-maternidade para 180 dias.

MAIS ENCONTROS - Na sexta, a federação negociará com o grupo 2 (setores de máquinas e eletrônicos), às 10h, na sede do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado de São Paulo, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Os encontros entre sindicatos e empresários dos grupos 9 (antigo G10, que reúne os sindicatos patronais dos setores de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico), fundição, estamparia e montadoras ainda não foram definidos. "Essas (as montadoras) serão as últimas com quem iremos negociar, já que são as mais difíceis e, portanto, demoradas em fechar acordo", conta Biro.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;