Cultura & Lazer Titulo
John Lennon eleito o popstar do século
Por Cláudio Luis de Souza
Da Redaçao
04/07/1999 | 16:22
Compartilhar notícia


Uma votaçao feita pelos leitores da revista britânica Q elegeu John Lennon o maior popstar do século XX. Em segundo lugar ficou outro ex-beatle, Paul McCartney. Os leitores mais jovens colocaram Kurt Cobain, do Nirvana, em terceiro lugar. Bob Dylan ficou em 4º, e Elvis Presley - que, esperava-se, disputaria a primeira posiçao - completou o top 5 dos últimos 100 anos.

A revista Q é uma das mais bem-sucedidas e conceituadas do mercado jornalístico musical do Reino Unido. Periodicamente, ela promove votaçoes com seus leitores, que participam aos milhares. Em eleiçoes anteriores, foram escolhidos o melhor single de todos os tempos (Smells like teen spirit, do Nirvana) e também o melhor álbum (OK computer, do Radiohead).

Algumas curiosidades, apontadas em reportagem da Music365 sobre a votaçao: 46% dos 100 maiores popstars sao britânicos, contra 41% dos Estados Unidos; 69% sao cantores ou vocalistas, e 11% sao guitarristas; 68% estao vivos, 31% estao mortos e 1% está desaparecido (Richey Edwards, do Manic Street Preachers, em 32º lugar).

O número de mulheres no top 100 é muito pequeno. Apenas Madonna figura entre os dez primeiros (em 7º); depois dela, a mulher mais bem colocada é Aretha Franklin (em 17º). Alguns ícones de suas épocas acabaram tendo um desempenho inferior ao esperável: Ian Curtis, o mítico vocalista do Joy Division, que se matou em 1980, foi apenas o 53º, enquanto o (suposto, pelo visto) sex symbol Mick Jagger ficou apenas em 22º, apanhando de seu colega de Rolling Stones, Keith Richards, o 11º. E Bono, do U2, deve estar roendo as unhas de ódio por ter ficado em 18º (veja os 20 primeiros colocados no quadro ao lado).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;