Setecidades Titulo
Ratos invadem casas em Diadema
Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
27/09/2005 | 07:58
Compartilhar notícia


A falta de prevenção contra a proliferação de ratos fez com que a população de ratos do Jardim Padre Anchieta, em Diadema, crescesse de forma assustadora. Os moradores do bairros dizem que o problema era suportável, mas que agora os roedores entram nas casas, invadem dispensas, roem tecidos, papelão e entram nos carros. Os moradores dizem já ter reclamado na Prefeitura, mas que não foi apresentado nenhum prazo para desratizar o bairro.

“Se você passar aqui na rua às 8h, vai ver isso aqui cheio de ratos. É um vai-e-vem louco. Tomo todos os cuidados, não deixo o lixo exposto, não deixo a comida muito tempo para o cachorro e ainda coloco veneno. Mas não adianta nada. Eles sempre estão aqui”, conta o comerciante Manoel Gomes Pacheco, 50 anos, morador da rua Amuarama. Ele diz que pediu à Prefeitura a desratização com urgência, mas a administração disse que há prazos para o departamento de zoonoses atender às solicitações, porque há enorme quantidade de pedidos iguais em toda a região. Morador da rua há 15 anos, ele conta que o bairro sempre teve muitos ratos, mas que de uns tempos para cá o problema ficou pior. “Fiz uma reforma há uns meses aqui, e achei melhor tirar todos os ralos do quintal. Tampei também o cano que levava a água das chuvas para a rua, tudo para impedir a entrada dos ratos. Mesmo assim, neste final de semana, os ratos entraram por baixo do meu carro e começaram a roer o forro do motor”, reclama.

Vizinha de Pacheco, a dona-de-casa Maria Conceição dos Santos, 60 anos, relata problemas semelhantes. “Os ratos roem o armário e entram na dispensa de casa. Já tive que jogar toda nossa comida fora porque eles passaram por lá. Outro dia, deixei a cortina da sala para lavar e, quando percebi, tinha sido toda corroída pelos bichos”, conta a moradora. Maria Conceição diz que a região sempre sofreu com esse problema. “Moro aqui há 15 anos, e nunca vi uma equipe sequer da Prefeitura fazendo a desratização.”

Os moradores dizem que os roedores saem de um bueiro localizado na esquina da rua Amuarama com a rua Fagundes de Oliveira. Os moradores dizem que os ratos percorrem o meio-fio da rua e chegam ao quarteirão de cima. A melhor hora do dia para encontrá-los seria no fim da tarde ou no começo da manhã.

A Prefeitura de Diadema informou que o Centro de Controle de Zoonoses fará um trabalho de desratização e conscientização na região. A ação faz parte de uma programação que atua em todas as regiões do município, combatendo focos detectados pelos agentes de controle de zoonoses. A equipe deve desratizar bueiros, bocas-de-lobo, terrenos municipais, córregos e vielas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;