Cultura & Lazer Titulo
‘Partida’ discute valorização da vida
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
21/01/2001 | 18:51
Compartilhar notícia


Peça concebida na ELT (Escola Livre de Teatro), de Santo André, Partida está terça no Sesc São Caetano. O espetáculo integra a programação do projeto Plataforma ABC, de incentivo a artistas da região, e tem entrada franca. Solange Dias assina a direção e Luís Carlos Leite, a dramaturgia. Em cena, o Teatro da Conspiração, constituído por nove atores.

Uma disputa pelo poder entre duas gangues de traficantes, chefiadas por dois irmãos, serve como pano de fundo para uma discussão sobre valores éticos e morais. Os dois chefes são irmãos por parte de pai. Os conflitos são deflagrados quando a mãe de um deles aparece para tentar evitar o acerto de contas entre os traficantes, que tende a acabar em derramamento de sangue.

“Ela alerta para a inutilidade do que estão fazendo”, afirma Solange. “Ela puxa pelo lado da vida e eles, pelo da destruição”, complementa. Mas Partida não é uma peça maniqueísta, alerta a diretora: “Não se trata do bem contra o mal, as coisas são mais complexas”.

Embora fale sobre violência e marginalidade – “não no sentido da criminalidade, mas da privação do acesso à cidadania”, esclarece Solange –, o espetáculo não é moralista. “Não aponta o que é certo ou errado, não é simplista”, diz.

Partida usa como recurso cênico apenas um poste com fios interligados, reproduzindo um local aberto. A música, percussiva, é executada pelos atores. “Eles utilizam latas de tinta e caixas de laranja”, revela a diretora. O elenco: Cássio Castelan, Ditjo Rotta, Emerson Santana, Fábio Farias, Marcelo Monthese, Neusa Deffordi, Ricardo Coelho, Rodrigo Domado e Roger Muniz.

Formado para a encenação de Partida, o Teatro da Conspiração já está preparando o próximo espetáculo, Geração 80 (título provisório), que deve estrear somente no segundo semestre. Com dramaturgia de Adélia Nicolete e direção de Solange, a peça explora o estilo comportamental dos jovens nos anos 80, abordando desde o movimento Diretas Já até a chamada Era Collor. A montagem destaca a música e a poesia de artistas como Cazuza e Renato Russo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;