Cultura & Lazer Titulo
A vez do teatro
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
08/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


De olho no trabalho de companhias pequenas, mas de produção intensa, tem início amanhã, em três pontos de São Caetano, a nona edição do festival Cena de Teatro, parte da Maratona Teatral. Além do tradicional panorama da arte dramatúrgica, o tema Coletivos Teatrais traz até o dia 19 a oportunidade de o público conhecer como trabalham esses grupos e qual o impacto de seu modo de produção no teatro brasileiro. Tudo com entrada franca.

"A particularidade deste ano são esses momentos de reflexão a partir do próprio teatro. Com o advento das leis de incentivo, os coletivos teatrais ganharam corpo. É uma vertente que valoriza o processo e a pesquisa mais do que a bilheteria. E isso tem arejado o cenário", resume o coordenador de projetos da Fundação das Artes de São Caetano, Sérgio de Azevedo.

Trupes como Parlapatões, Patifes & Paspalhões, Cia. Estável Cia. Circo de Bonecos, Lume Teatro (núcleo da Unicamp), Sinhá Zózima, Cia Hiato e Teatro da Travessia trazem espetáculos. A maioria participa também de debates ou oficinas. Do Grande ABC, estão presentes o grupo Teatro das Cinco, de São Caetano, e a ELT, de Santo André.

A curadoria é de um time de feras: Edélcio Mostaço, Guilherme Bonfanti, Gustavo Kurla, Iná Camargo Costa, Juliana Sanches, Renato Ferracini, Sônia Azevedo e Vera Achatkin. Os curadores também estarão nas mesas de discussão. Parceria com o Sesi também fortalece a programação.

Seguem até hoje as inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas durante a mostra. São mais de 900 vagas, entre opções para quem tem experiência dramatúrgica e para o público leigo. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

A exceção é para o workshop Laboratório de Dramaturgia Antropofágica, ministrado por Cibele Forjaz, diretora de Rainha [(S]) - Duas Atrizes em Busca de um Coração. É necessário entregar um currículo e carta de interesse. Para todas as inscrições, é preciso comparecer à Fundação das Artes hoje, das 13h às 16h. Informações pelo telefone 4238-3030.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;