Política Titulo
FHC anuncia associaçao entre Mercosul e UE
Por Do Diário do Grande ABC
08/03/2000 | 14:00
Compartilhar notícia


As comemoraçoes dos 500 anos de descobrimento do Brasil resultaram em uma nova fase no relacionamento com Portugal. A assinatura de novos acordos entre Brasil e Portugal modernizarao o relacionamento entre os dois países. Aproveitando que o primeiro-ministro de Portugal, Antonio Guterres, é o atual presidente da Uniao Européia, o presidente Fernando Henrique anunciou a realizaçao de uma associaçao entre o Mercosul e a Uniao Européia para aproximar os dois mercados e competir com a Alca, criada pelos Estados Unidos. Uma maior liberalizaçao de trocas que funcione em mao dupla, foi anunciada nesta quarta-feira pelo presidente Fernando Henrique. Hoje, Portugal é o quinto maior investidor estrangeiro no Brasil, com investimentos que podem chegar a US$ 8 bilhoes.

Os dois governos estudam acordo de bi-tributaçao para acabar com as taxas pagas duplamente pelas empresas que desejam investir nos dois países. As empresas só pagarao impostos uma só vez e no país da escolha. Também um acordo aéreo para estimular os vôos de Portugal para as capitais do nordeste também será firmado entre os dois países em setembro. Serao colocados à disposiçao dos turistas europeus vôos charters com tarifas menores e pacotes negociados pelas operadoras para dobrar o volume de visitantes estrangeiros nas capitais nordestinas.

No dia 22 de abril, o primeiro-ministro Antonio Guterres vai a Porto Seguro (BA) para assistir a chegada da Regata do Descobrimento e assinará um novo acordo-quadro. Trata-se do tratado de Amizade, Cooperaçao e Consulta, que atualizará as normas de convívio, promovendo a circulaçao de pessoas e oportunidades recíprocas no mercado de trabalho. A pesquisa histórica ganhará novo impulso com a assinatura do Projeto Resgate, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao acervo português.

O Brasil também será o novo secretário Geral dos países da comunidade de língua portuguesa, a CPLP e vai ainda cooperar com o Timor Leste, com a reconstruçao de Angola e ajuda financeira à Moçambique. "Nossa cooperaçao mútua fará com que os ministros da Educaçao do Brasil e Portugal se unam para coordenar um projeto de educaçao para garantir a língua portuguesa em Timor Leste", informou o primeiro-ministro Antonio Guterres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;