Memória Titulo
Os Fernandes se reúnem no Sítio Cassaquera

Um bom exercício à memória: identificar nos espaços públicos do Grande ABC o que ali existia no passado

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Um bom exercício à memória: identificar nos espaços públicos do Grande ABC o que ali existia no passado. Três casos:
1 - Centro Cívico de Santo André, da Praça 4º Centenário (Paço, Câmara, Fórum, Teatro Municipal, Biblioteca Nair Lacerda) = antiga chácara da família do senador Cesário Bastos;
2 - Praça Lauro Gomes, em São Bernardo = antigo Largo do Governo e quintal do Alferes Bonilha, Francisco Martins Bonilha, personagem histórico do Grande ABC no século 19.
3 - Palácio da Cerâmica, sede do governo municipal de São Caetano = buracão da Cerâmica São Caetano.
E os espaços dos nossos cemitérios? Graças à memória oral e à documentação guardada pela família de Manoel Augusto Fernandes e Maria Izabel Fernandes, descobrimos nesta semana que a área faz parte de um sítio histórico, o Cassaquera, já citado no século 19 pela documentação disponível.

Na parte que lhe cabia do Sítio Cassaquera, a família Fernandes se acomodava na casa da foto. A residência foi mantida mesmo com a construção do cemitério, para ser desmanchada há oito anos.

A família Fernandes se reunirá no cemitério no Dia de Finados, para a missa das 10h a ser celebrada pelo padre Vanderlei Nunes, da Paróquia Nossa Senhora das Graças; às 13h haverá culto do Seicho No Ie, oficiado por Antonio Baldo; e às 14h30, culto evangélico com o pastor Célio Tavares, da Comunidade Cristã Pentecostal Evangelho Pleno.

HISTÓRIA
O Sítio Cassaquera ou Sítio dos Ribeiro extrapolava a área do atual Cemitério Santo André. Abrangia toda a Cidade São Jorge, ocupando espaços também do atual município de Mauá.

O Sítio Cassaquera foi registrado na Paróquia de São Bernardo em 1856 e adquirido pela família Thon no fim do século 19. A prática de caçadas era comum. Em 1949, seus então proprietários, Homero Thon Filho e Luciano Thon, chegaram a solicitar a interdição da área para a caça, o que foi atendido pela Secretaria da Agricultura.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Uma entrevista com William Salém, ex-prefeito de São Paulo. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Al McIntyre e orquestra; cantores Steve Lippia, Anita O'Day, Bobby Caldwell, Helen Humes, Jerry Vale, Dakota Staton e Bing Crosby; e o conjunto vocal The Four Preps; amanhã: mais temas musicais em evidência quando da quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. A história do cantor e compositor Tito Madi. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.
ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Anísio Silva, Alguém me disse, (Evaldo Gouveia e Jair Amorim, 1960); Adilson Ramos, Sonhar Contigo (Armelindo Leandro, 1963); Ronnie Von, A Praça (Carlos Imperial, 1967). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

ALMANAQUE

Álvaro de Souza Barberino
Nascimento: Saúde (BA), 31 de outubro de 1919.
Vereador: 1956 a 1959
Partido: PDC.
Falecimento: década de 1980.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 31 de outubro de 1979

Manchete - Figueiredo (presidente da República) assina hoje o decreto do novo salário-mínimo

Editorial - Não à prorrogação (de mandatos) é o que se espera

Grande São Paulo - Governo firma convênio para combate às enchentes.

Santo André - Vila Lutécia requer o asfaltamento das ruas.

São Bernardo - Jardim Irajá não quer policiamento esporádico.

Rádio - Chico di Franco estreia seu programa Cortando o Estradão, amanhã na Diário.

O 10º Congresso

Os últimos atos do 10º Congresso de História do Grande ABC serão vividos no Museu Histórico Municipal em 6 de novembro, com os seguintes eventos:

1 - Sumário da história dos 10 Congressos de História do Grande ABC, por Terezinha Ferrari, da Fundação Santo André;
2 - Encerramento do 10º Congresso, com a declaração de compromisso de Diadema para sediar o 11º Congresso de História do Grande ABC em 2011.
3 - Abertura da Exposição Fotográfica Os Últimos Dias da Cerâmica São Caetano, por José de Souza Martins (USP).
O 10º Congresso de História do Grande ABC começará na terça-feira, dia 3, em São Caetano. Inscrições e informações na Fundação Pró-Memória. Ou pelo site www.fpm.org.br/; 4223-4780.

EM 31 DE OUTUBRO DE...

1924 - Prefeito Saladino Cardoso Franco promulga o ato nº 240 que aprova o regulamento sanitário de São Bernardo, hoje Grande ABC.

1979- Fernando Gabeira lança o livro O Que É Isso, Companheiro?.

HOJE

Dia do Saci, Dia das Bruxas, Dia da Dona de Casa, Dia Mundial da Poupança e Dia do Repórter Policial.

SANTOS DO DIA

Afonso de Palma, Antonio de Milão, Foilano e Quintino (mártir).

Afonso de Palma, ou Afonso Rodrigues. Religioso espanhol. Foi porteiro no colégio jesuíta de Monte Sion, em Palmas de Majorca, no Mediterrâneo. Ali era procurado por grande número de pessoas em busca de aconselhamentos. Viveu no século 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;