Turismo Titulo
Inverno à mineira
Por Thiago Mariano
Enviado a Monte Verde
26/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Considerado o roteiro ideal para casais apaixonados, Monte Verde alia o friozinho à chance de curtir um vinho em frente à lareira, com clima de muito sossego e romantismo. Além da faceta que a faz o destino preferido de ‘pombinhos', o local oferece ainda diferentes atrações para agradar a toda a família.

A prática de ecoturismo é uma das atrações, com opções de arborismo, rapel, trekking, bóia-cross, vôo panorâmico e passeios de quadriciclo por trilhas.

O agito não faz parte das noites, mas a gastronomia dos bares e restaurantes é diversa. A maioria oferece música ao vivo e pratos especiais, principalmente fondues e comida alemã.

Outra boa pedida é subir as montanhas, de onde é possível avistar até São José dos Campos (SP). A beleza de todo o vale e suas paisagens naturais são puro deleite.

O distrito, que faz parte da cidade de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, está a 167 quilômetros de São Paulo e é mais freqüentado por paulistanos do que mineiros, em virtude da facilidade de acesso pela Rodovia Fernão Dias.

Desde o início do município de Camanducaia, várias placas indicam o caminho até Monte Verde. A via de acesso para a vila, no entanto, é tortuosa. São 30 quilômetros em trecho de terra íngreme e esburacado, sendo desaconselhável percorrê-lo à noite. Mas nada que não compense quando o destino é alcançado. A região é cercada por uma cadeia montanhosa e revestida pela Serra da Mantiqueira.

Toda a arquitetura da vila tem estilo alpino, tornando até a paisagem urbana bonita de se admirar. O contato com a natureza é constante, a maioria dos hotéis e pousadas está longe do Centro e é cercada de árvores. Encontrar beija-flores e esquilos é comum. Pode-se até avistar o cogumelo amanita, que só existe em lugares onde o grau de pureza do ar chega a 98%.

A temperatura no inverno oscila entre 25ºC e 10ºC, chegando a 5ºC durante a noite. No verão, a média é de 26ºC durante o dia e 14ºC à noite. Por isso, é sempre bom andar com uma peça de roupa quente e outra leve, para se sentir confortável de acordo com a temperatura.

Basicamente voltada ao turismo, a infra-estrutura hoteleira de Monte Verde conta com cerca de 2.500 leitos, espalhados em aproximadamente 140 locais.

O repórter viajou a convite da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;