Memória Titulo
Aproxima-se a noite de Natal...

Natal de... 1964. O casal aproxima-se do pavilhão da Scania-Vabis, nas colinas de Vila Euro, em São Bernardo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Natal de... 1964. O casal aproxima-se do pavilhão da Scania-Vabis, nas colinas de Vila Euro, em São Bernardo. Olha alguma coisa à esquerda. À sua frente, ao alto, alegorias natalinas. À direita, um tambor improvisado de lixo. Em primeiro plano, à esquerda, um quadro de avisos. Os militares não tinham completado o primeiro ano no poder e o Brasil tateava o seu futuro...

JÁ EM 1978...
Dois clubes de Santo André anunciam a comemoração do Natal. Em 23 de dezembro, com início às 22h, o Primeiro de Maio realiza o 1º Natal Havaiano, ao lado da piscina.

A festa foi animada pelo conjunto Tropical Jungle, de Santos. Houve projeção de filmes com paisagens do Havaí, cedidos pelo consulado havaiano. O Cartolinha Clube realizou baile, animado pelo conjunto Roberto Ferri.

NIÑO
"La Navidad es la fiesta de los niños y del divino Niño que se esconde dentro de cada adulto. Es enormemente inspiradora la creencia de que Dios se acercó a los seres humanos en forma de niño".
Leonardo Boff, teólogo brasileiro

CANTATA
"Eis o Natal, criaturas. Vinde bebê-lo sem o auxílio de vasilhas e potes de barros dos muitos países. Vinde bebê-lo com as mãos em concha, como quem se salva".

Da Grande cantata do Natal, de Gióia Júnior, poeta paulistano, publicada em dezembro de 1978 em sua coluna Encontro, do Diário. A publicação foi feita em três partes.

O VERDADEIRO AMOR
"Também Cristo expulsou os vendilhões do templo. Que o Natal sirva, além do ato de presentear, para pensarmos o próximo ano na esperança de que os anjos, com seus cânticos, ensinem a melodia do verdadeiro amor".
Guido Fidelis, escritor de Santo André

MÚSICA
"Corre caballito, vamos a Belén, a ver a Maria y al Niño también"
Guarania anônima.

A ÁRVORE
A moderna árvore de Natal teve origem na Alemanha, durante a Idade Média. A principal alegoria da festa era um pinheiro, chamado de "Árvore da Vida", decorado com maçãs. As famílias colocavam estes símbolos em suas casas no dia 24 de dezembro.

BOAS FESTAS
Que o Menino Jesus "razão da nossa esperança" (Pedro, 3.15) traga a todos nós, neste Natal, a felicidade sonhada e possível! E que a paz, a saúde e a prosperidade sejam cotidianas durante o ano de 2009!
Elci e Antônio Vanzella, de São Bernardo.

EM 24 DE DEZEMBRO DE...

1948 - Criados os Distritos de Paz de Diadema e Riacho Grande, em São Bernardo.

1958 - Em plebiscito realizado no Distrito de Diadema, a população aprova a sua elevação a município, separando-se de São Bernardo. Dos 639 eleitores inscritos, 557 votaram: a Chapa Branca venceu com uma diferença de 47 votos, segundo notícia publicada pelo News Seller.

1958 - Prefeito Pedro Dell´Antonia, de Santo André, lança a pedra fundamental das obras do reservatório de água do Parque das Nações.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 24 de dezembro de 1978

Grande ABC - Prefeituras aplicam no open market

Política - Para ex-prefeitos, Arena não tem futuro. O jornal entrevistava Newton Brandão (ex-prefeito de Santo André), Hygino de Lima (São Bernardo), Walter Braido (São Caetano) e Valdírio Prisco (Ribeirão Pires). Na contramão estava Amaury Fioravante, ex-prefeito de Mauá, que defendia a manutenção do bipartidarismo, com Arena e MDB.

São Caetano - Buracão da Cerâmica transformado em lago. As obras do centro comunitário estavam paralisadas; e não se cogitava a construção do Palácio da Cerâmica, hoje sede do Executivo.

HOJE

Dia do Órfão. À tarde, Igreja faz a vigília do Natal do Senhor.

SANTOS DO DIA

Adélia, Charbel Makhlouf, Delfim, Flora, Irmina, Maria e Tarsila.

Ermina (Irmina ou Ermínia) e Adélia (ou Adele) eram irmãs.

Charbel Makhlouf. Nasceu no Líbano, em Béka-Kafra, em 1828. Era monge eremita da Igreja do Rito Oriental. Foi canonizado pelo papa Paulo VI em 1977: rompia-se uma tradição de quatro séculos, quando a Igreja de Roma excluía de seu calendário os santos maronitas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;