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Falta de peças afeta produção Volkswagen em S.Bernardo
Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
27/08/2005 | 07:45
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A falta de peças causada pela alta demanda vem prejudicando a produção de veículos para exportação da Volkswagen, de São Bernardo. Sem poder destiná-los para o exterior, os pátios da montadora estão cheios e com muitos carros incompletos à espera desses componentes. Nem mesmo a convocação de horas extras foi suficiente para dar mais fluxo aos pedidos e desafogar o estoque.

A Volkswagen negou o problema, informando que a produção está normal. Entretanto, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT), Francisco Duarte de Lima, o Alemão, diz que a escassez de peças acontece principalmente na montagem do Fox Europa. "Estão ocorrendo problemas técnicos. As fornecedoras ainda não conseguiram adaptar totalmente as peças para o novo modelo, diferente da versão brasileira." Entre os componentes em falta estão os faróis, a parte plástica dos painéis, bancos e algumas peças do acabamento.

O problema na Volks exibe claramente o drama vivido pelas indústrias de autopeças, que não conseguem acompanhar a crescente alta da produção por conta das exportações. De acordo com o Sindipeças (Sindicato Nacional das Indústrias de Autopeças), existe um "gargalo" nas áreas de vidros, fundição e pneus.

No entanto, Alemão não soube quantificar o número de veículos estão estocados no pátio da empresa, mas afirmou que a ausência de peças se agravou no início desta semana. "A expectativa é de a situação se normalizar nos próximos dias."

Apesar da negativa da Volkswagen, fontes dentro da fábrica informaram ao Diário que aproximadamente 4 mil unidades estão aguardando a chegada de mais peças. "O mercado europeu chega a rejeitar até um lote inteiro se o produto não seguir as suas normas. Muitas destas peças não atendem aos requisitos e, por isso, acontece essa falta", explicou um funcionário, que pediu para não ser identificado.


Horas extras - O Diário constatou ainda que a Volkswagen vem fazendo sucessivas convocações de horas extras para os trabalhadores aos sábados e domingos e feriados, na tentativa de dar agilidade ao complemento dos carros incompletos a medida que a montadora recebe novas remessas de componentes.

As chamadas ocorrem há aproximadamente um mês, quando o problema começou a dar os primeiros sinais. Para reforçar esse mutirão, a empresa foi obrigada a deslocar grupos de empregados de outras unidades, como a de Taubaté, no Vale do Paraíba.

Esse procedimento foi confirmado pelo coordenador da Comissão de Fábrica da Volks de Taubaté, Paulo Dutra Gomes. Ele salientou que uma equipe de 40 profissionais saiu do Vale do Paraíba nos finais de semana anteriores. "Era uma chamada sob alegação de agilizar a produção em atraso."


Luz amarela - A irregularidade no recebimento das peças é o primeiro problema de porte a atingir um dos projetos mais importantes da unidade Anchieta da Volkswagen. Desenvolvido totalmente no Brasil, o Fox Europa é a aposta bem-sucedida da montadora no segmento europeu de carros compactos. Só de janeiro a junho, foram encaminhados 36.208 unidades do modelo para aquele continente.

Lançado oficialmente em Copenhague, na Dinamarca, a produção em larga escala começou no dia 8 de julho no Grande ABC. Na ocasião, o Fox Europa fez sucesso, com 3 mil veículos vendidos de imediato no primeiro lote.

A diferença do Fox Europa em relação ao brasileiro está no motor, com versões 1.2 e 1.4, para atender às normas de emissão de poluentes. Nos itens de segurança, o air bag e freios ABS são de série.

Pelos cálculos da montadora, a expectativa é de um incremento de 20% das exportações em relação ao ano passado somente com o Fox Europa. Em 2004, a Volks encaminhou 208.595 carros para o mercado externo.




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