Internacional Titulo
Presidente chileno defende adiamento de nova constituinte devido à pandemia
Por
29/03/2021 | 02:29
Compartilhar notícia


O presidente do Chile, Sebastián Piñera, defendeu neste domingo, 28, que o Congresso adie a eleição da assembleia que vai escrever a nova constituição do país, devido à pandemia do coronavírus. O mandatário pediu que os parlamentares alterem a data das eleições de 10 e 11 de abril para 15 e 16 de maio.

"Esta foi uma decisão muito difícil, mas uma que precisamos tomar", disse Piñera, citando a necessidade de "proteger a saúde e a vida de todos" em meio a um novo surto de infecções pelo coronavírus. Especialistas em saúde já haviam recomendado a suspensão das eleições.

Pela proposta do presidente, as eleições para prefeitos, câmaras de vereadores e governadores também seriam adiadas para maio.

Cerca de 80% dos chilenos votaram, em um plebiscito organizado em outubro, pela mudança da constituição. A constituição atualmente em vigor no país foi redigida durante a ditadura de Augusto Pinochet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;