Política Titulo
Educação não pode ser um privilégio, diz Lula
Do Diário OnLine
13/05/2003 | 14:43
Compartilhar notícia


Durante a cerimônia de lançamento do programa ‘Acelera Pernambuco’, voltado para a educação infantil e alfabetização, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “educação significa investimento” e que, por essa razão, nessa área não se deve discutir custos. Lula disse que está disposto a corrigir os erros do passado e declarou que um dia determinou-se no país o conceito errado de que ensino de qualidade deve ser um privilégio.

Ele afirmou que prefeitos e governadores consideram as escolas públicas boas, mas que, mesmo assim, os filhos dos governantes não estudam em escolas municipais ou estaduais. Para o presidente, se o governo brasileiro tivesse investido em educação há 50 anos, hoje o Brasil “não deveria a qualquer país desenvolvido”. “Se pensou pequeno há um tempo atrás, e agora chegou a hora de pensar grande”.

Lula disse que, com o programa ‘Acelera Pernambuco’ será construída uma nova página da história desse país. Ele ainda disse que a sociedade organizada deve se mobilizar para fazer o que os Estados e os municípios não conseguem fazer sozinhos.

O presidente ainda ressaltou a importância da boa formação dos professores e da necessidade de avaliação. “Sem um sistema de aferição, não há como saber a qualidade de ensino”, declarou.

O programa ‘Acelera Pernambuco’ é feito em parceria entre o Instituto Ayrton Senna, a organização Empresários para o Desenvolvimento Humano, o governo de Pernambuco e prefeituras.

Artífice da paz — Nesta terça, o presidente também participou da entrega do manifesto ‘A paz e o futuro dos Jovens’. Ele foi condecorado como artífice da paz, prêmio entregue por um grupo de jovens católicos italianos da Organização Arsenale Della Pace.

Em discurso, ele afirmou que ele está apenas começando a fazer o que considera importante para o Brasil e destacou que, entre os desafios que pretende encarar, está o de tentar criar consciência de solidariedade no país. Segundo Lula, nenhum ser humano é totalmente bom ou mau e o que precisa ser feito é aprender a conviver com o defeito dos outros e tentar extrair o que há de melhor em cada pessoa.

Lula deu dois conselhos aos jovens. "O primeiro, é nunca dizer que não gosta de política, porque a desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta de política e, se só a parcela ruim da população gosta de política, a maioria boa ficará marginalizada. O segundo conselho é para que quando vocês estiverem desanimados, e não acreditarem em nenhum candidato ou na política, pelo amor de Deus, não desistam, porque o político perfeito que vocês procuram não está dentro dos outros, mas dentro de vocês. Então, exercitem o político que esta dentro de vocês, só assim mudaremos o mundo", disse o presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;