Internacional Titulo
Itália presta homenagem a agente secreto morto no Iraque
Por Da AFP
06/03/2005 | 17:26
Compartilhar notícia


Milhares de pessoas homenagearam neste domingo o agente secreto Nicola Calipari, morto por soldados americanos quando protegia a jornalista Giuliana Sgrena, após sua libertação no Iraque.

Crianças, idosos, estudantes, policiais e militares desfilaram para prestar a última homenagem a Calipari, no Altar da Pátria, no coração de Roma.

Calipari, agente do serviço secreto italiano (Sismi), tinha 50 anos, era casado e pai de dois filhos.

Coberto pela bandeira italiana e cercado por coroas de flores, o corpo de Calipari era velado por sua viúva, Rosa Maria Calipari, funcionária do gabinete do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e pelos filhos, de 19 e 13 anos.

Ao lado da viúva permanecia o secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros, Gianni Letta, responsável pelos serviços secretos militar e civil e um dos artífices da libertação de Giuliana Sgrena.

Calipari também participou das negociações que levaram à libertação das duas jovens voluntárias italianas Simona Torretta e Simona Pari, sequestradas em Bagdá e libertadas após três semanas de cativeiro.

"Nicola Calipari era uma boa pessoa, um homem simples. Estava entre os que me libertaram", disse Simona Torretta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;