Política Titulo São Bernardo
Vice de Marinho estaria fechado entre PTB e PMDB

Prefeito de São Bernardo deve se reunir com Temer e Campos

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
01/05/2012 | 07:09
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), deve se reunir com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e com o presidente estadual do PTB, Campos Machado, para definir o nome do vice que estará ao seu lado no projeto de reeleição.

No sábado, durante encontro municipal petista, Marinho foi ratificado pelo partido para disputar novamente o Paço. A reunião também condicionou que a definição do nome que comporá a chapa ficará a cargo do prefeito, em conjunto com as 20 siglas que formam a base aliada do governo.

Um dia antes, o chefe do Executivo se reuniu com Campos Machado para discutir a situação do atual dono do posto, Frank Aguiar (PTB). A permanência do petebista na dobrada está indefinida, desde que anunciou aposentadoria política em outubro, mas voltou atrás em fevereiro, colocando-se à disposição do prefeito.

Campos aceitou rediscutir a situação de Frank, suspendendo a pesquisa eleitoral que encomendou para testar o potencial eleitoral do afilhado do político, para possivelmente lançá-lo candidato ao Paço, caso não permenecesse como vice do petista.

Se a situação do Cãozinho dos Teclados inspira cuidados, a participação de Michel Temer reforça os indícios de que o vereador Tunico Vieira (PMDB) pode novamente ser vice de um petista. Em 2004 ele disputou o Paço em chapa encabeçada pelo deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.

Desde o ano passado, Tunico ensaia candidatura a prefeito, mas tem encontrado dificuldade para conseguir apoiadores para seu projeto eleitoral.

Integrantes das cúpulas estadual e federal do PMDB dão como certa a aliança do partido com o PT. Desse modo, a reunião entre Marinho, Temer e Campos, ventilada nos bastidores, tende a aparar arestas e acertar a participação de cada partido no projeto de reeleição. As negociações, assim, estariam fechadas entre PMDB e PTB.EM/CW

Alheio às especulações, o chefe do Executivo tem afirmado que a definição do vice não sairá antes de junho, quando ocorrem as convenções partidárias. Em 2008, Giba Marson (na época no PV) era nome certo para o ser vice de Marinho , mas foi preterido na última hora por Frank Aguiar.

CORRENDO POR FORA

Além de PMDB e PTB, o PSB corre por fora por uma indicação para ser vice de Marinho. Após ensaiar voo solo na eleição majoritária, com a possível candidatura do vereador Antonio Cabrera, a legenda está bem perto de ser anunciada no arco de alianças do petista. Mas não deve passar disso. Ser vice estaria fora de cogitação.

Ventila-se que a direção nacional do partido teria pressionado Cabrera e os outros dois parlamentares socialistas, Sérgio Demarchi e Ary de Oliveira, a apoiarem a reeleição do prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;