Esportes Titulo
Ferrari inclui Rossi nos planos, e Massa pode perder vaga
Flavio Gomes
De Monza, para o Diário
03/09/2005 | 09:40
Compartilhar notícia


Ninguém na Ferrari esconde mais. Se depender da equipe, Valentino Rossi troca as duas rodas pelas quatro em 2007, primeiro ano da era pós-Schumacher, caso o alemão pendure o capacete mesmo no final do ano que vem. Ross Brawn, diretor-técnico da equipe, revelou sexta-feira em Monza que o italiano, hexacampeão mundial de motociclismo, vai ter um programa especial e extenso de testes em Maranello.

É uma má notícia para Felipe Massa, que será titular em 2006, mas tem a garantia de apenas um ano de contrato. Os planos ferraristas, a julgar pelas declarações do dirigente, não incluem o brasileiro. Ao lado de Rossi, o time quer Kimi Raikkonen, cujo compromisso com a McLaren também termina no final da próxima temporada. "Seria uma ótima dupla", aprovou Brawn. Outro que defende o finlandês é Jean Todt. "Dos jovens, é o mais talentoso e tem o perfil de que gosto. Fala pouco e trabalha muito."

Rossi foi campeão das 125 cc em 1997, das 250 cc em 1999, das 500 cc em 2001 e da MotoGP em 2002, 2003 e 2004. Conquistará o título também neste ano, já que tem uma enorme vantagem para Marco Melandri, o vice-líder. No ano passado, fez um teste de brincadeira com o carro de Schumacher em Fiorano. Há um mês, andou de novo e a coisa foi mais séria. A quilometragem que percorreu já lhe valeu a superlicença, o documento exigido pela FIA para que alguém possa disputar uma corrida de F-1.

"Valentino já é tão rápido quanto qualquer piloto de F-1 nas curvas de baixa", disse Brawn. "Agora ele precisa se acostumar com as freadas nas de alta. Se estiver pensando seriamente em correr de carros, estamos dispostos a oferecer uma vaga para ele, se provar que pode ser rápido. Faremos um programa paralelo de testes para que possa andar regularmente."

O mais difícil, na opinião do estrategista da Ferrari, é dar a Valentino a experiência de corrida com quatro rodas. "Habilidade para ser rápido a gente já viu que ele tem. Mas é preciso colocá-lo com outros carros na pista", falou.

Rossi é sonho antigo de muita gente na F-1, especialmente de Bernie Ecclestone, o chefão da categoria. Seu carisma e popularidade, na opinião de Bernie, são artigo raro na categoria. "Il Dottore", como é chamado pelos fãs, tem tudo para se tornar uma superestrela com seu estilo despojado e jovem - o piloto tem 26 anos de idade.

Quando perguntado sobre a mudança de rumos de sua carreira, Valentino, que tem mais um ano de contrato com a Yamaha, desconversa. Diz que adora as motos e que o prazer sobre duas rodas é maior. Mas seu pai já declarou que o filho quer, sim, correr na F-1. E o fato de ter renovado por apenas uma temporada seria um indício de que no seu projeto de vida está vestir o macacão vermelho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;