Setecidades Titulo Em Diadema
Praça Castelo Branco tem árvores cortadas contra demanda de civis

Grupos aguardavam esclarecimento de projeto na próxima semana

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
27/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de Diadema iniciou, na quarta-feira, o corte de árvores na Praça Castelo Branco. Entretando, grupos da sociedade civil – como de idosos – e o Comdema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Diadema) aguardavam reunião para apresentação do projeto, que deveria ser realizada na próxima quinta-feira.

A aprovação do remanejamento arbóreo foi no dia 17, quando reunião extraordinária do colegiado definiu alteração de 37 exemplares, entre cortes e remanejamento. O projeto foi validado por representantes do governo e da ACE (Associação Comercial e Empresarial).

No entanto, Francisco de Assis Cardoso, vice-presidente do Comdema e representante da sociedade civil, afirma que o início da retirada da vegetação é um “absoluto desrespeito com quem se preocupa com o patrimônio da cidade”. “O que está em execução não é o que nós aprovamos no ano passado e, além disso, vão nos apresentar o projeto de um fato consumado”, critica.

Cardoso garante que a entidade irá tentar reverter o acordo na Justiça. “Na última reunião, a Prefeitura usou instrumentos para aprovar o que ela queria, mas a decisão não expressa a vontade da população, portanto, não vamos desistir e tentaremos impedir as obras quanto não forem concluídas”, assegura.

A intervenção é alvo de discussão desde julho de 2018, quando a gestão municipal discutia a construção de um estacionamento no local. A ação foi contestada por grupos da sociedade civil, uma vez que o equipamento é tombado como patrimônio da cidade e a retirada de árvores muda as características originais do espaço.

Em nota, a Prefeitura de Diadema informou que todas as ações são “de conhecimento do Ministério Público”, permitindo o início da obra, conforme projeto aprovado. A cidade destacou que o inicio dos trabalhos não dependia da reunião da próxima semana, que terá caráter informativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;