Memória Titulo
Dona Paulina e a herança que esta mulher deixou

Semana passada, na seção Falecimentos, contamos a história de Paulina da Silva Soares, de Santo André, que partiu aos 102 anos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Semana passada, na seção Falecimentos, contamos a história de Paulina da Silva Soares, de Santo André, que partiu aos 102 anos; uma história que emocionou, pela força e religiosidade desta mulher que nunca se deixou abater pelas dificuldades da vida. Pelo contrário, até o fim, no Pronto-Socorro de São Bernardo, recebendo os cuidados médicos, encontrava força para cantar hinos evangélicos, fazendo-se acompanhar pelo diretor do PS, médicos e equipe de enfermagem que a atendia.

Faltava publicar a foto de hoje, dos filhos de dona Paulina. Uma família que vive em Santo André desde 1953 - lembrando: dona Paulina ficou viúva em 1947 e criou os seis filhos com toda dignidade.

Hoje os filhos estão aposentados. E cada qual seguiu seu rumo, na indústria, na área militar e no setor de prestação de serviços, sempre unidos em torno da mãe querida, uma das fundadoras da Igreja Presbiteriana em Utinga, Santo André.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Kay Kyser e orquestra; e os cantores Steve Lawrence e Eydie Gormé: amanhã: cantor Billy Eckstine (parte 2). Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Cantor Francisco Alves, vida e obra (1º de uma série de dois programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h. Amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Homenagem ao mês do rádio, com irradiação de antigos prefixos e jingles das emissoras locais. A voz do locutor Miguel Romera e um gol narrado por Rolando Marques, a Voz de Ouro do Grande ABC. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Prosa de Ribeirão Pires, canções de todos os tempos. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

SANTOS DO DIA

José de Copertino, Metódio do Olimpo, Pânfilo, Ricarda e Sofia.
Na estampa, São José de Cupertino. Italiano do Sul, franciscano e dotado de dons sobrenaturais. Faleceu em 1663.

Trabalhadores
Nascem em 18 de setembro:
1906 - Francisco José Ruy, nascido em Campinas. Servente de fabricação da Rhodia. Residia à Rua das Monções, 1235.
1908 - Antonio Claudino Martins, natural de Campo Belo. Sócio nº 43 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residia à Rua das Laranjeiras.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

HOJE

Dia Nacional da TV, Dia dos Símbolos Nacionais, Dia do Perdão e início da Semana Nacional de Trânsito.

Crônica de São Bernardo
Texto: Benjamin Versolato
Pery Ronchetti era um industrial importante em São Bernardo, com tecelagem perto da nossa casa, na Travessa Marechal Deodoro. Mas era um homem aberto, divertido, amigo. No fim da tarde, naqueles anos 1930, a molecada se reunia na rua para jogar pula na mula: cada menino abaixava-se e os outros saltavam por cima. Sr. Pery aparecia e participava das brincadeiras. A cidade era uma grande família e foi muito importante homenagear Pery Ronchetti com seu nome em importante avenida local.

IRMÃ ZULMIRA - A respeito do texto de 12 de setembro, de autoria de Benjamin Versolato, informamos que o nome da irmã de caridade era Zulmira. Sou casado com uma das netas da Carmelita (irmã da freira Zulmira) e ressalto que o esquecimento do nome da freira não é exclusividade do Sr. Benjamin. O pároco Romano Bevilacqua, da Nossa Senhora da Boa Viagem, também esquece quando quer mencionar os filhos da terra que seguiram carreira religiosa.
Marcelo Martin, de São Bernardo

Ribeirão Pires
Associação Pró-Memória realiza hoje, às 10h, na Câmara Municipal, cerimônia de apresentação da entidade. O ato marcará o início dos trabalhos em defesa da memória e patrimônio cultural de Ribeirão Pires. Endereço: Rua João Domingues de Oliveira, 12, Centro. Na presidência, o maestro Américo Del Corto.

GE
Executivos da antiga General Electric reúnem-se hoje em almoço para celebrar o Jubileu de Ouro dos primeiros graduados de um curso que fez história: FMP (Financial Management Program), antigo BTC (Business Training Course), o MBA de Finanças da General Electric. Os primeiros graduados são de 1960.

"Será mais um concorrido almoço onde amigos reverão amigos, contarão histórias, falarão do passado, do presente e de seus planos para o futuro", explica José Luiz Bassetto, organizador deste almoço anual, a ser realizado no restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 18 de setembro de 1980

Manchete - Somoza (ex-presidente) é morto no Paraguai e povo da Nicarágua festeja

São Bernardo - Iniciada construção de tratamento de esgoto em Riacho Grande.

São Caetano - Trecho da Rua Piratininga ganha asfalto sobre paralelepípedos na esquina com a Rua Alegre.

EM 18 DE SETEMBRO DE...

1925 - Chega ao Brasil o casal Sejiro Toyoda e Shizue Toyoda, com o filho Keigo. No ano seguinte eles fundam em São Caetano a Cerâmica S. Toyoda.

1950 - Inaugurada a televisão brasileira. Entra no ar, em São Paulo, a TV Tupi-Difusora, canal 3.

1967 - Fundado o Santo André FC, primeiro nome do EC Santo André.


Falecimentos

YOLANDA ANTONIOL ROSSI
(Santo André 13-5-1923 - 21-8-2010)

Dona Yolanda adorava Santo André, a sua cidade. Tanto que gostava de frequentar o museu municipal. Emocionou-se ao ver exposta no local a tábua de bater carne que foi da pensão de sua mãe, Florinda Antoniol. Depois disso, doou ao museu um avental por ela bordado e que fez parte da exposição do sobrinho Luiz Maragni, realizada neste ano. Claro, dona Yolanda visitou a exposição e curtiu bastante. Era também leitora assídua da nossa página Memória.

Era ótima na cozinha, arte aprendida na pensão da mãe. "Ela fazia bolos deliciosos, ótimos pães, inclusive por encomenda", conta a filha Odete Maria Rossi. E que freguesia tinha! Aos 80 anos foi proibida pela família de continuar a trabalhar. Nem ligou. Continuava a aceitar encomendas e a fazer pães e bolos.

Dona Yolanda também era muito espirituosa. Dizia: "Ao completar 14 anos ganhei como presente um emprego na Ipiranguinha". E lá ia a menina-moça para o trabalho, caminhando da sua casa, na Alfredo Flaquer, até a Ipiranguinha. Casada com o operário João Rossi, que foi encarregado da seção de cabos da Pirelli, ainda continuou a trabalhar, agora na tecelagem Fambra.

Filha de Luiz Antoniol e dona Florinda Antoniol, dona Yolanda teve dois filhos, Otacílio (casado com Neusa Lopes) e Odete Maria. Era católica praticante e um domingo antes de falecer emocionou-se ao receber a comunhão em casa, trazida por um dos netos do coração, Emerson, que é ministro na Igreja São José Operário.

Dona Yolanda partiu aos 87 anos. Deixa além dos filhos, nora e netos, os dois primeiros bisnetos, Rafaela, de 3 anos, e Lucas, que fará 2 anos em outubro. Está sepultada no Cemitério da Saudade.

SÃO BERNARDO
Daniel Francisco da Silva, 53. Natural de Rinópolis (SP). Dia 12. Cemitério dos Casa.
Vera Lucia Panta da Silva Ariosa, 52. Natural de São Paulo (SP). Dia 12. Cemitério Jardim da Colina.

Rosangela Moioli Marchezini, 51. Natural de São José do Rio Preto (SP). Dia 13. Cemitério Municipal Shimitt, Capital.

Sebastião Ronaldo Alves da Silva, 50. Natural de Garanhuns (PE). Dia 12. Cemitério dos Casa.

Maria do Carmo Fernandes Santana , 50. Natural de Lins (SP). Dia 14. Cemitério da Paulicéia.

SÃO CAETANO
Cemitério das Lágrimas
América Pereira Simões Martins, 96. Natural de São Paulo (SP). Dia 10.
Maria de Lourdes Marigatti, 81. Natural de Jundiaí (SP). Dia 16.
Eliana Virginia Carnevalli Carmona, 46. Natural de São Paulo, SP. Dia 14.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;