Memória Titulo
Grande ABC abriga a memória metodista brasileira

São Bernardo ganha hoje, oficialmente, o Centro de Memória Metodista, localizado no prédio colonial da Universidade Metodista

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


São Bernardo ganha hoje, oficialmente, o Centro de Memória Metodista, localizado no prédio colonial da Universidade Metodista, no Rudge Ramos (Edifício Alfa). O ato começará às 16h.

Desde o ano passado a universidade trabalha na concretização deste projeto. Em setembro de 2009 foi realizada solenidade pública no Edifício Alfa para anunciar o propósito. E o setembro de 2010 chegou rapidamente, mantendo-se a cronologia anunciada.

Ao Centro de Memória Metodista caberá a gestão do arquivo geral da Igreja Metodista, arquivo histórico da Faculdade de Teologia e do IMS, museu e projeto digital (biblioteca e documentação digital do protestantismo brasileiro).

Há um ano lá estivemos. Fomos otimamente bem recebidos por todos. E o repórter-fotográfico Edmilson Magalhães fez um ensaio fotográfico cujos primeiros resultados são apresentados hoje, com um pouco do muito que o Centro de Memória Metodista preserva.

Crônica de São Bernardo
Texto: Benjamin Versolato
Com o loteamento de Vila Baeta Neves, meu pai foi morar com a família ao lado do que é hoje o Shopping Metrópole. A casa era rebocada por dentro. No lado de fora os tijolos ficavam à vista. Foi nesta bela mansão que eu vim ao mundo. Diziam: a casa era mal-assombrada.

Dr. Jovani de Lima
Liga de Futebol de São Bernardo homenageia hoje, às 19h, o saudoso advogado Jovani de Lima. Durante vários anos ele esteve à frente da presidência do Tribunal de Justiça Desportiva, que receberá o seu nome. Endereço: Rua Olavo Bilac, 444, Vila Euclides. Edwards Neves Neto é o atual presidente da Liga.

EM 2 DE SETEMBRO DE...
1987 - Diário do Grande ABC lança esta coluna Memória, hoje a página Memória de todos os dias. Portanto, Memória celebra hoje 23 anos de publicação ininterrupta.

"Estava lendo a Memória de hoje (27 de agosto) e vi que o senhor colocou uma parte do meu e-mail nela. Viu como sou uma leitora assídua? Acho que, como nas notícias, o jornal deveria ter um link para comentários na página. Haveria mais interação entre os leitores e o senhor."

Fátima Seme, de São Bernardo
Nota da Memória - Prezada Fátima. A interação entre repórter e leitor existe em Memória desde a primeira coluna, em 2 de setembro de 1987. Por isso que ela resiste. Cada abertura, cada fotografia, cada seção, tem o olhar e o dedo do leitor, a quem sempre citamos como fonte e parceria.

Trabalhadores
Nasce em 2 de setembro:
1893 - João Fernandes dos Santos Filho, de Mogi das Cruzes, industriário da CBC. Residia à Rua Honduras, Parque das Nações.
Fonte: 1º livro geral de registros dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Agenda da Fundação Pró-Memória
Sessenta e três anos da fundação da Sociedade Amigos de São Caetano, criada para lutar pela autonomia do então segundo subdistrito (1947).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 2 de setembro de 1980

Manchete - Emenda que prorroga mandatos de prefeitos e vereadores começa a ser votada amanhã

Censo-80 - Começaram ontem os levantamentos no Grande ABC.

Imprensa - Diário do Grande ABC adota novo formato: página com 33,3 centímetros de largura por 54 de altura; adoção do sistema Paica, unidade tipométrica de origem anglo-anglicana, em substituição às medidas de cíceros e pontos, do sistema Didot.

Rio Grande da Serra - Projeto Rondon reunirá 250 universitários.

São Caetano - Bairro Prosperidade festeja a sua padroeira, Nossa Senhora da Prosperidade.

Futebol - Domingo: Santo André 3, Saad 1; Aliança 1, Esportiva de Guaratinguetá 1.

MUNICÍPIO PAULISTA
Presidente Venceslau. Criado em 2 de setembro de 1926, quando se separa de Presidente Prudente.

HOJE
Dia do Repórter-Fotográfico, Dia do Florista e Dia do Livro Infantil.

SANTOS DO DIA
Apolinário Morei, Dorotéia, Estevão Rei da Hungria, Eufemia, Guilherme, João Francisco Burté e Severino Girauld.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;