Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Exposição aborda arte negra na cultura brasileira

Peças do artista plástico Elifas Andreatro chega a Ribeirão Pires nesta quarta


Daniela Pegoraro/Especial para o Diário

03/09/2018 | 07:05


Clementina de Jesus, Martinho da Vila e Paulinho da Viola são apenas alguns nomes de personalidades negras que ocuparam espaços importantes na cultura brasileira. Elas são algumas das figuras representadas e homenageadas na exposição do artista plástico paranaense Elifas Andreato, nomeada A Arte Negra na Cultura Brasileira, que chega à Ribeirão Pires e estará disponível gratuitamente para visitação a partir de quarta-feira, no Saguão do Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Dr. Yutaka Ishihara, 220).

A mostra, que já passou por São Caetano, Santo André, São Bernardo e Mauá, conta com curadoria do próprio artista e do filho. “Poder estar com uma exposição itinerante e com esse tema é sempre um orgulho”, conta Andreato. O assunto retratado foi justamente para levantar um manifesto pessoal dele pelas minorias, “Se analisarmos os números dos excluídos e assassinados no Brasil, são jovens, pobres e negros. Fazer essa manifestação a favor da cultura afrodescendente é algo pequeno, mas já é alguma coisa.”

Andreato é reconhecido também pelos trabalhos realizados em capas de discos de grandes nomes da música brasileira. Foi ele quem produziu, por exemplo, a arte dos discos Ópera do Malandro e Almanaque e Vida, do cantor Chico Buarque. Mais recentemente preparou a capa de Espiral de Ilusão, de Criolo. Além do trabalho com artes plásticas, também é cenógrafo, artista gráfico e jornalista. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;