Política Titulo Nomeação de reitor
Ala da UFABC promete caravana para Brasília

Diretório de estudantes diz ter apoio de professores para pressionar pela nomeação de reitor

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
27/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ala ligada ao DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFABC (Universidade Federal do ABC) decidiu montar uma caravana para ir até Brasília pressionar a Casa Civil do governo de Michel Temer (MDB) a nomear Dácio Roberto Matheus como novo reitor da instituição. A agenda na Capital Federal tende a acontecer em julho, durante o recesso universitário.

Em comunicado divulgado no site da instituição, os alunos afirmam que “as três categorias da universidade (técnicos-administrativos, professores e estudantes) mantêm a mobilização que está acontecendo desde o começo do ano para que a nomeação (de Dácio) aconteça”. Além disso, o texto pontua que “a não nomeação do reitor fere a autonomia universitária, visto que o reitor foi eleito de forma paritária nas eleições que ocorreram em (novembro de) 2017”, completou o diretório.

No Centro do País, a UnB (Universidade de Brasília) teve sua reitoria invadida há duas semanas por estudantes que protestam contra o corte de gastos promovidos pela instituição. Na lista que trata da redução de custeio há demissão de terceirizados.

O imbróglio na UFABC, por sua vez, se deu justamente em novembro, quando Dácio venceu o pleito interno. Desde então, sua nomeação acabou segurada pelo MEC (Ministério da Educação) e também foi alvo de críticas de grupos de pessoas ligadas à universidade, que apontaram possíveis irregularidades tanto na formação do colégio eleitoral interno quanto no sistema eletrônico de votação.

O Diário mostrou que, em março, quando Mendonça Filho (DEM) ainda era o ministro da Educação – atualmente, a Pasta é comandada por Rossieli Soares – cogitou-se reunião com cerca de dez ou 12 professores mais antigos da UFABC. No entanto, a ideia acabou descartada por receio de agravamento da divisão. Entre os decanos estão nomes que concorreram nas chapas derrotadas nas eleições de novembro.

Outro ponto que pode ter influenciado no atraso da nomeação foi a informação de que Michel Temer teria evitado assinar a indicação após ter recebido relatos de que Dácio compactuaria com ideias mais alinhadas ao PT. O emedebista teria externado preocupação com o número de reitores de universidades federais que endossam discurso entoado pelo petismo.

Desde o dia 15 de fevereiro, por outro lado, Dácio tem exercido o cargo de vice-reitor pro tempore, após ser nomeado pelo reitor Klaus Capelle. Neste período, foram efetuadas diversas mudanças em cargos importantes da universidade, principalmente nas pró-reitorias de extensão e cultura, de graduação e de assuntos comunitários e políticas afirmativas.

Procurada, a UFABC comunicou, por meio de nota, que vai se pronunciar sobre o caso apenas após a nomeação de um novo reitor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;