Cena Política Titulo
Cachimbo da paz de Donisete e Oswaldo
Por Raphael Rocha
24/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-prefeitos de Mauá, Oswaldo Dias e Donisete Braga, ambos do PT, estão distantes desde a eleição de 2012, quando o primeiro poderia ser candidato à reeleição na Prefeitura mauaense, mas o segundo articulou ser o postulante do partido – venceu aquele pleito no segundo turno contra Vanessa Damo (hoje sem partido). A rusga permaneceu daquela época, a despeito de Donisete ter feito acenos a Oswaldo, como a manutenção de Lairce Aguiar, do grupo de Oswaldo, como secretária de Educação. A briga chegou a um ponto que Donisete, derrotado em sua reeleição, sinalizou que sairia candidato a deputado estadual neste ano. Prontamente o grupo de Oswaldo lançou o ex-prefeito para a disputa por vaga na Assembleia. Após anos de guerra fria, há bloco no PT mauaense disposto a colocar fim neste impasse. A ideia é convencer Donisete a vir candidato a deputado federal, em dobrada prioritária com Oswaldo na cidade. De quebra, garantir que o vereador Marcelo Oliveira será o candidato da sigla à Prefeitura, em 2020, e deixar o ex-vice-prefeito Paulo Eugenio Pereira Júnior livre para escolher seu caminho daqui dois anos.

BASTIDORES

Resposta à agressão
Camila Marinho Rosa dos Santos, mulher do vereador Jonathan Rago, o Jhol Jhol (PSD), voltou atrás na denúncia de agressão física contra o marido. No sábado, o casal discutiu e Camila relatou à polícia, lavrando BO (Boletim de Ocorrência), que tomou dois tapas na cara, embora não tenha feito exame de corpo de delito. Ao jornal Folha de Ribeirão Pires, Camila confirmou o bate-boca com Jhol Jhol, mas disse que a discussão só foi verbal. Ela chamou o registro do BO de “erro” e que o comunicado à polícia foi para se vingar do marido num momento em que estava “nervosa”. Ela também negou que tenha se separado do pessedista. Pelas redes sociais, Jhol Jhol reclamou do fato de sua vida particular ter sido exposta e usada para fins eleitorais e políticos.

Cobrança
O presidente da Câmara de Diadema, Marcos Michels (PSB), protocolou requerimento cobrando explicações do governo do primo, o prefeito Lauro Michels (PV), a respeito da mudança de cálculo adotado pela administração para o pagamento das férias dos funcionários públicos. O Sindema (Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema) já lançou manifesto reclamando da manobra, que reduziu o valor desse benefício.

Contas eleitorais
Dentro do governo Atila Jacomussi (PSB), a mudança de rota eleitoral do presidente da Câmara, Admir Jacomussi (PRP), é tratada como certa, como esta coluna antecipou na edição de ontem – Jacó deve vir como candidato a deputado federal, e não mais estadual. Para corroborar com a decisão, estimativas eleitorais foram feitas. Como candidato à Assembleia, Jacó poderia chegar a 35 mil votos em Mauá, segundo o núcleo duro do Paço. Como federal, a marca tende a ultrapassar os 50 mil. Além disso, Jacó poderia obter mais apoios e dobradas na microrregião Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Nomeação
Presidente do PT em Santo André, José Paulo Nogueira foi nomeado para ser chefe de gabinete da vereadora Ana Nice Martins (PT), de São Bernardo. Seu salário será de R$ 11.325,23.

Comissões
A Câmara de São Bernardo definiu a composição das comissões permanentes para este ano. O setor de Constituição, Justiça e Redação terá Toninho Tavares (PSDB, presidente), Jorge Araújo (PHS, vice) e Fran Silva (SD). O de Finanças e Orçamento será composto por Martins Martins (PHS, presidente), Fran Silva e Jorge Araújo. O de Educação, Cultura e Esportes ficará com Eliezer Mendes (Podemos, presidente), Estevão Camolesi (PPS) e Aurélio de Paula (PTB). O de Obras e Serviços Públicos contemplará Ramon Ramos (PDT, presidente), Eliezer Mendes e Samuel Alves (PSDB). Já o de Saúde e Promoção Social terá Aurélio de Paula (presidente), Jorge Araújo e Ary de Oliveira (PSDB).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;