Setecidades Titulo Clima
Ventania destelha casas e empresas em Mauá

Ventos de até 54 km/h causam estragos no bairro Capuava

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Além da chuva intensa, o Grande ABC e todo o Estado foram atingidos por forte rajada de vento na tarde de ontem. Estimativa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que a ventania atingiu velocidade superior a 54 Km/h. Em Mauá, duas residências e pelo menos dez empresas, localizadas na Rua Vereador Pedro Madeu, no bairro Capuava, foram parcialmente destelhadas, e dois carros levemente atingidos.

Apesar de ninguém ter se ferido, o susto foi grande, afirma a dona de casa Patrícia de Brito Araújo, 28 anos. No momento da ventania, por volta das 16h20, ela estava na sala com duas das três filhas e saiu correndo para o quintal assim que ouviu o barulho das telhas voando. "Só vi o estrago depois que passou", comenta, referindo-se ao buraco aberto no teto da sala. Até que as telhas sejam repostas, ela ficará abrigada na casa da sogra, também em Mauá.

A chuva já estava mais fraca quando trabalhadores das empresas atingidas limpavam a sujeira e recolhiam o entulho. "Ainda vamos avaliar o prejuízo. Temos de esperar a chuva passar e repor as telhas", explica o ajudante geral Paulo Renato, 37. O outro imóvel parcialmente destelhado pertence a uma empresa e era utilizada como depósito. A região do bairro Capuava concentra diversos galpões de fábricas de diferentes segmentos, como indústrias e comércio de produtos ópticos, metais e embalagens, entre outros.

Com medo, a dona de casa Valéria de Brito Correa, 45, afirma que pegou a filha grávida de cinco meses pelo braço e se abrigou no corredor da casa. "Vimos o forro da sala se mexer e não pensei duas vezes antes de fugir."

A equipe do Corpo de Bombeiros do 8º Grupamento, que atende a região, não registrou nenhuma outra ocorrência em razão da ventania. Também não houve transtornos por causa do volume de chuva que atingiu o Grande ABC à tarde.

FRENTE FRIA

A ação de uma frente fria acompanhada por áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo é a explicação para as rajadas de vento. Segundo a meteorologista do Inmet Neide Oliveira, a ventania atingiu a velocidade média de 57 km/h na Zona Sul da Capital, por exemplo.

A expectativa para hoje é de tempo nublado e não há previsão de ventania na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;