Cultura & Lazer Titulo
Quatro quadros de Klimt roubados por nazistas serão leiloados em NY
Da AFP
16/09/2006 | 14:13
Compartilhar notícia


Quatro quadros do pintor austríaco Gustav Klimt, roubados pelos nazistas, serão finalmente leiloados em 8 de novembro em Nova York, anunciou a casa Christie's neste sábado, em um comunicado. A venda será realizada em um grande leilão anual de arte impressionista e moderna, onde as obras costumam alcançar preços recorde.

A Christie's espera faturar US$ 93 milhões com as quatro obras.

"Este é o momento mais fantástico depois de uma década de esforços heróicos dos herdeiros" da família Bloch-Bauer, disse o presidente da Christie's, Marc Porter.

Os quadros, que atualmente estão em exposição na Neue Galerie de Nova York, fazem parte de um lote de cinco obras roubado da família judia Bloch-Bauer pelo regime nazista.

Um quinto quadro, "Adele Bloch-Bauer 1", foi vendido em junho ao magnata nova-iorquino dos cosméticos Ronald Lauder ao preço recorde de US$ 135 milhões, segundo estimativas. Desde então, está instalado no citado museu, dedicado à arte alemã e austríaca dos anos 1890-1940, que é presidido pelo empresário.

Pintados entre 1903 e 1916, os quatro quadros representam fases muito diferentes na carreira do mestre austríaco. São eles "Adele Bloch-Bauer II" (1912), um retrato; "Casas em Unterach no lago Atter" (1916), uma paisagem; "Apple tree 1" (1911 ou 1912); e "Birch Wood" (1903), uma cena em um bosque.

As telas foram, durante anos, objeto de uma batalha legal por sua restituição entre o governo austríaco e a americana Maria Altmann, sobrinha e herdeira dos proprietários Ferdinand e Adele Bloch-Nauer, de 90 anos, que finalmente ganhou a causa no início do ano.

O governo austríaco expressou interesse em adquirir algum quadro no leilão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;